terça-feira, 27 de outubro de 2015

Tradição e fé: Rezadeiras(os) e Benzedeiras de Tuparetama

© Foto Mais Tuparetama

A benzeção é uma das práticas mais expressivas da religiosidade popular no âmbito do universo doméstico do sertanejo. Ela é um saber de práticas rituais, levado adiante por pessoas que possuem algum tipo de reconhecimento na comunidade. São, neste caso, na maioria, mulheres que professam sua fé em alguma religião. As rezadeiras ou benzedeiras, como são mais denominadas, são mulheres que realizam benzeduras. Enquanto “cientistas populares”, elas falam em nome de uma religião. Desta forma, não podem ser compreendidas sem que sua religião seja levada em consideração.


Inicialmente, o trabalho das rezadeiras era mais localizado nas comunidades rurais. No campo, era reduzido o número de benzedeiras, mas extenso o seu campo de atuação. Viviam num espaço de relações de produção marcado pela afetividade familiar e comunitária (solidariedade entre vizinhos, mutirão, trocas cerimoniais, festas sazonais, lazer). Viviam num espaço geográfico restrito, no qual recriavam um universo de experiências marcado por símbolos sagrados. Ainda hoje, em muitas cidades do interior  é possível encontrar rezadeiras residindo na zona rural, embora grande parte das benzedeiras em atividade estejam residindo em cidades, desde as menores ao grandes centros urbanos. Quase todas, no entanto, nasceram ou viveram algum período de suas vidas em contato com um ambiente rural, mas por algum motivo tiveram que se fixar na cidade.

As rezadeiras, de um modo geral, são mulheres que rezam os males de pessoas, animais ou objetos, podendo ser procuradas para combater pragas nos roçados, trazer proteção a bens materiais, abençoar casas e construções e atrair bonanças e riquezas.

“As ‘doenças de rezadeiras’ são todas as mazelas que podem ser compreendidas e diagnosticadas pelas próprias rezadeiras”. As doenças mais comuns curadas pelas rezadeiras são olhado; quebranto; espinhela caída; vento caído; engasgo, entre outras.

© Foto Mais Tuparetama

Em Tuparetama é uma cidade reconhecida como uma das mais religiosas do pajeú,sobretudo o catolicismo.Tem como santo padroeiro o sagrado coração de Jesus. O Mais Tuparetama identificou quatro pessoas que mantém esta tradição de fé e religiosidade, três mulheres e um homem que carregam esse oficio de rezador e benzedeiras,mantendo essa tradição.

© Foto Mais Tuparetama

Dona Chiquinha 79 Anos de idade e desde os 07 anos aprendeu e exerce o ofício de rezadeira.

"Eu nasci de 7 meses e minha mãe era muito doente,quando completei 07 anos eu vi minha mãe sofrendo senti a necessidade de fazer alguma coisa para aliviar o seu sofrimento,então pedi nossa Senhora que a curase,rezei para ela,mãe então melhorou e percebi que este seria meu ofício,e não parei mais de rezar nas pessoas que me procuram."Disse dona chiquinha.

Dona Chiquinha reside na rua Antônio Solto Siqueira em Tuparetama e uma das mais tradicionais rezadeiras da cidade,recebendo diariamente em sua casa pessoa de todas as idades que tem fé em sua reza.

© Foto Mais Tuparetama

© Foto Mais Tuparetama

Dona Nita 79 anos,reside no Bairro Santa Cecília em Tuparetama,e rezadeira desde os seus 17 anos.

"Eu lembro que tínhamos uma vizinha que era benzedeira e eu sempre estava vendo ela rezando nas pessoas,e com o tempo fui aprendendo as rezas e orações,mamãe muito católica também me incentivava.Aos meu 17 anos já estava rezando em pessoas,por ser muito devota de nossa Senhora eu pedia intercessão a ela."Disse dona Nita.

 Dona Nita também recebe em sua residencia pessoas de todas as idades buscando sua orações.Sua filha Marlene,já aprendeu também o ofício e a tradição da família deve continuar no futuro.

© Foto Mais Tuparetama

© Foto Mais Tuparetama

© Foto Mais Tuparetama

Dona Edite é mais velha entre as rezadeiras do nosso município,aos 80 anos de idade recebe diariamente em sua casa simples no Alto do Jorge pessoas que sofre de algum mal,dores e doenças.

"Um certo dia eu ainda criança vi a imagem de Nossa Senhora se aproximando de min,o botou a mão sobre minha cabeça e disse que era para eu rezar nas pessoas que eu tinha um dom,e lembro que vi também a imagem de padre Cícero vestido numa batina preta.Desde esse dia rezo nas pessoas que me procuram"Disse a senhora.

© Foto Mais Tuparetama

© Foto Mais Tuparetama

© Foto Mais Tuparetama

Seu Lula 69 anos,é um dos poucos rezador homem da região,residente do Alto do Jorge,Seu Lula recebe diariamente homens,mulheres e crianças da região que vem em busca da cura de males.Suas orações muito peculiar é entoada de cânticos.

"Esse dom que recebi,exerço com alegria e prazer,apesar de morar sozinho nunca estou só,sempre tenho pessoas aqui em casa,as minhas orações é meu alimento e fico muito feliz por poder ajudar em nome de Jesus as pessoa que me procuram"Disse seu Lula.

© Foto Mais Tuparetama

© Foto Mais Tuparetama
© Foto: Mais Tuparetama



Todos eles não cobram por sua consultas e rezas,muitas vezes as pessoas fazem doações por livre e espontânea vontade. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário