terça-feira, 21 de novembro de 2017

Prefeitura de Tuparetama está realizando as Ações do Novembro Azul nos Postos de saúde do município

A Campanha Novembro Azul intensifica neste mês a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata

Por Fábio Rocha,
Assessoria do Governo  de Tuparetama

Foto: Fábio Rocha

A Secretaria de Saúde de Tuparetama está realizando a Ação do Novembro Azul com prevenção do câncer de próstata para homens a partir dos 50 anos. Hoje (21), está sendo feito o exame de toque com a Drª Isabela Veras e o atendimento dentário com a Dr Janileide Galvão no Posto de Saúde Sede, José Luciano de Lima, das 7h30 às 14hs. Na quinta-feira (23), das 6hs às 14hs, este PSF vai fazer exame de sangue. “Mais uma ação para levar a saúde à população”, disse o secretário de Saúde de Tuparetama, Pr Alex Amorim.

O Posto de Saúde do Bairro Bom Jesus vai realizar as ações do Novembro Azul com  exame do toque, coleta de exames laboratoriais de colesterol total, triglicerídeos e hemograma a partir das 6hs da sexta-feira (24). Vão ser oferecidos ainda aplicação de flúor e limpeza dentárias, triagem para dentista, palestra sobre câncer de boca com Dr Irandivaldo Ferreira, aferição de pressão arterial e glicêmica. No Posto de Saúde do distrito de Santa Rita o exame do toque vai ser na quarta-feira (22) das 7hs às 13hs.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Tuparetama e da ação do Novembro Azul, Kelly Gomes, estão sendo oferecidos vários tipos de exames, porque o público masculino normalmente procura pouco o médico. 

“Não só focando no câncer de próstata, mas também em outras patologias”, disse Kelly.

As ações do Novembro Azul iniciaram na segunda-feira 20 de novembro de 2017 com a palestra sobre acompanhamento do parceiro no pré-natal e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, HGT e aferição de pressão, às 8hs, no Centro da 3º Idade. Neste mesmo local aconteceu, às 19hs, uma palestra com o Dr Stefano Farias sobre câncer de próstata.

O encerramento desta ação vai acontecer  na segunda-feira 27 de novembro de 2017 com uma motocada/carreata saindo do PSF do Bairro Bom Jesus, às 8hs, com destino a Praça da Academia da Cidade de Tuparetama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário