terça-feira, 9 de maio de 2017

Em homenagem ao dia das mães secretário de Saúde, Pr Alex Gomes, entrega rosas durante orientações e exames preventivos de câncer

O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo

Por Fábio Rocha, assessoria do 
Governo de Tuparetama

Pr Alex Gomes e Dayana Savana (Foto: Fábio Rocha) 

O secretário de Saúde de Tuparetama, Pr Alex Gomes, entregou rosas nesta segunda-feira (08) às mulheres durante a realização de orientações e exames preventivos de colo do útero e autoexame das mamas. A homenagem ao dia das mães ocorreu às 18h30 na UBS Sede José Luciano de Lima e vai acontecer toda esta semana para as mulheres atendidas na UBS Sede. O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo, informa o panfleto distribuído na ação.

As orientações e os exames preventivos de hoje ocorreram no horário da noite para atender às mulheres da comunidade que trabalham o dia todo. A enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede, Dayana Savana, fez as orientações de prevenção e higienes pessoais e falou sobre um modo de evitar o HPV que é um dos causadores do câncer. “A cueca e a calcinha devem ser lavadas apenas com sabão em pedra e após secar deve ser passado o ferro”, lembrou Dayana.

Caso o autoexame da mama detecte alguma suspeita, a mulher abaixo de 50 anos faz a ultrassonografia na própria Rede de Saúde de Tuparetama. E vale ressaltar que a mamografia só pode ser feita por mulheres maiores de 50 anos. Se existir esta necessidade, a paciente é encaminhada para locais com suporte para realizar o exame.

Segundo o panfleto distribuído 50% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em estágio avançado. “Mas como você é responsável pela saúde de seu próprio corpo os primeiros cuidados têm que partir da pessoa que deve procurar o exame”, falou Dayana nas orientações de prevenção.

E ainda, 70% dos diagnósticos de câncer de mama são identificados por médicos que não são cancerologistas, informa o panfleto. Ou seja, ao menor sinal de mudança da mama a mulher deve procurar o exame e o médico mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário