domingo, 9 de abril de 2017

Dona Chiquinha Rezadeira: Exemplo de Fé e Caridade

Por Antônio José Xavier

© Foto Mais Tuparetama

Falar de fé não é algo fácil, ainda mais difícil é encontrar pessoas que elevaram a fé ao patamar dos exemplos. Uma destas pessoas sem dúvida foi Dona Francisca, ou Madrinha Chiquinha, como era carinhosamente chamada pelos inúmeros afilhados (dos quais faço parte) e pelas incontáveis pessoas que a procuravam para aconselhar-se, para rezar de "mal olhado", "peitos abertos" "espinhela caída", e tantos outros males físicos e espirituais.  

Dona Chiquinha foi uma mulher de caráter nobre, de vida sofrida, agricultora, mãe exemplar, esposa dedicada, amiga e portadora de um coração e sorriso generoso, que acolhia a todos sem qualquer distinção social. Em tempos onde a medicina científica era artigo de luxo para a grande maioria dos mais humildes, Dona Chiquinha já professava suas rezas, louvores, cânticos de adoração e receitava ervas e lambedores medicinais caseiros para aplacar os males e quebrantos de tantos quanto a procurassem. 

Dona de uma gentileza e sabedoria admiráveis, ela driblou inúmeras dificuldades na vida e não se deixou vencer por nenhuma delas. Sua fé, confiança em Deus e consciência cristã a fizeram seguir em frente mesmo em meio às maiores adversidades. Perdeu esposo, filhos (todos de forma trágica), mas jamais perdeu a fé. A mesma fé que a sustentou e serviu de exemplo e apoio para todos aqueles que a procuraram ao longo de uma vida inteira de acolhimento, dedicação e auxílio ao próximo. 

Quem em Tuparetama, independente de religião, nunca ouviu falar em Dona Chiquinha rezadeira? Na verdade, ela estava acima de qualquer definição religiosa, e por isto mesmo conquistou o respeito de pessoas de vários credos, que viam nela um exemplo de mulher e uma verdadeira fortaleza religiosa. 

Recebia em sua casa cuidadosamente decorada com imagens e quadros de vários santos católicos, crianças, adultos e idosos e tratava a todos com a máxima distinção. No dia de finados, fazia suas capelas de flores confeccionadas em papel crepom e nas horas vagas, costurava, bordava e comparecia as missas e festejos católicos com uma dedicação esmerada e inocente, típica das pessoas de coração puro e mente tranquila. 

Hoje, Dona Chiquinha cumpre sua missão na terra e parte rumo a pátria espiritual para continuar sua obra caritativa junto ao Mestre Maior.  Deixa na terra a saudade naqueles que aqui ficam, amigos, afilhados, conhecidos, filhos, netos e bisnetos.  Sim, ela cumpriu sua missão de maneira louvável. Mulher simples e sábia que dedicou toda uma vida em auxílio ao próximo sem esperar retribuição. 

Em tempos onde a fé frequentemente se coloca num patamar de descrenças, comércio, pompas e trocas, Dona Chiquinha nos dá o exemplo da fé simples, humilde e pautada pela caridade como nos ensinou o Cristo Consolador. Que Deus a receba em sua imensa bondade e a acolha em sua seara de amor. Que os familiares e amigos recebam a consolação necessária neste momento onde a dor ainda é inevitável e possam encontrar a força e auxílio necessários no exemplo de vida, fé, devotamento e caridade que foi nossa amada "Madrinha Chiquinha".

© Foto: Mais Tuparetama

Em 27 de outubro de 2015 o Mais Tuparetama fez uma lida matéria sobre as Rezadeiras (os) e Benzedeiras de Tuparetama. E Dona Chiquinha era umas delas que manteve esta tradição de fé e religiosidade,  mantendo essa tradição.

Dona Chiquinha na época da matéria ela contou como tudo começou. Chiquinha tinha 80 Anos de idade e desde os 07 anos aprendeu e exerce o ofício de rezadeira.

"Eu nasci de 7 meses e minha mãe era muito doente, quando completei 07 anos eu vi minha mãe sofrendo senti a necessidade de fazer alguma coisa para aliviar o seu sofrimento, então pedi nossa Senhora que a curase, rezei para ela, mãe então melhorou e percebi que este seria meu ofício, e não parei mais de rezar nas pessoas que me procuram." Disse Dona Chiquinha.

Dona Chiquinha era umas das mais tradicionais rezadeiras da cidade, recebia  diariamente em sua casa pessoa de todas as idades que tem fé em sua reza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário