segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Tuparetama faz nova campanha de combate à Hanseníase

Índice da doença é elevado no município

Da Redação do Mais Tuparetama / Informações da
Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama




A secretaria de Saúde de Tuparetama fez campanha de combate e controle à Hanseníase, nesta segunda-feira (6), no centro da cidade. O município tem 3 casos da doença em tratamento e aguarda o resultado dos exames de mais outra pessoa. Esse índice é bem alto, levando em conta a população local de 7.925 habitantes, pois o recomendado pelo ministério da Saúde é 1 caso para cada 10 mil habitantes.

A campanha de conscientização teve carro de som, tenda e profissionais da atenção básica, entre eles, médico, enfermeiro e agente de saúde. Este índice tem recebido cuidados especiais do secretário de Saúde, Alex Gomes, que esteve na campanha. “Nosso objetivo aqui é conscientizar as pessoas para a prevenção, alertar para a necessidade de logo nos primeiros sintomas procurar a nossa rede de Saúde, informar que a doença tem cura e que o tratamento é todo gratuito”, esclareceu Alex Gomes.

Participaram da campanha os profissionais das Unidade Básicas de Saúde (UBS) da Sede, da Vila Bom Jesus e do distrito de Santa Rita. Todos esclareceram a população que a hanseníase é uma doença transmissível por meio da tosse, espirro e fala ao se expelir saliva e que demora de 2 a 7 anos para aparecer.

Por isso o diagnóstico precoce com o tratamento imediato é fundamental para eliminar a progressão da doença que tem, entre outros, os seguintes sintomas: manchas com perda da sensibilidade ao calor, à dor, ao tato, dor e sensação de choque pelo corpo, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas, pés e engrossamento do nervo que passa no cotovelo levando à perda da sensibilidade ou diminuição da força do 5º dedo. O tratamento dura em média 1 ano e após iniciado a pessoa não transmite mais a doença.

Saiba mais sobre a doença

A hanseníase é conhecida também por outros nomes como lepra, morfeia, mal de Hansen, mal de Lázaro. É uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium lepra. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Todos os Sintomas da Hanseníase


Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos), engrossamento do nervo que passa no cotovelo levando à perda da sensibilidade ou diminuição da força do 5º dedo. A hanseníase tem cura.

Veja mais fotos da campanha abaixo:














Nenhum comentário:

Postar um comentário