sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde de Tuparetama faz prevenção ao Câncer de mama e colo do útero o ano inteiro

Dia Mundial do Câncer é neste sábado (04)

Da Redação do Mais Tuparetama / Informações da
Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama


É celebrado todo dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer por diversos países. A data foi criada em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o objetivo de conscientizar e derrubar mitos sobre a doença, que mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo.

O Secretário de Saúde de Tuparetama, Pr Alex Gomes, informou que os exames preventivos de colo do útero e autoexame das mamas são realizados em conjunto, semanalmente, no Posto de Saúde Sede às quartas-feiras, na UBS distrito de Santa Rita às sextas-feiras e UBS Vila Bom Jesus às terças-feiras. Se no autoexame da mama for detectado alguma suspeita, a mulher abaixo de 50 anos faz a ultrassonografia na própria Rede de Saúde de Tuparetama.

Vale ressaltar que a mamografia só pode ser feita por mulheres maiores de 50 anos, e, se for detectado a necessidade, a paciente é encaminhada para locais com suporte para o exame. “Infelizmente, só este mês, foram encaminhadas duas mulheres para o Hospital do Câncer em Recife e faleceu uma senhora com câncer de útero, todas aqui de Tuparetama”, lembrou a enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede, Dayana Savana.

Dados divulgados em 2014 pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC) da organização Mundial da Saúde aponta como câncer mais frequente entre as mulheres o de mama (25,2%), seguido pelo colorretal (9,2%), de pulmão (8,7%), útero (7,9%) e estômago (4,8%). Já entre os homens, o câncer mais comum é o de próstata (15%), colorretal (10%), de estômago (8,5%) e de fígado (7,5%).

Ainda segundo a pesquisa da IARC o número de casos da doença vai aumentar 50% até 2030 e o número de mortes vai saltar para 13 milhões por ano. O motivo dessa estimativa, segundo a entidade, é o avanço nos países em desenvolvimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário