terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Secretaria da Saúde de Tuparetama faz ação contra Hanseníase

Foi encontrada uma pessoa com forte suspeita da doença

Da Redação do Mais Tuparetama / Informações da
Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama


A secretaria de Saúde de Tuparetama em ação no controle e combate à Hanseníase encontrou uma pessoa com fortes indícios da doença. Os exames conclusivos ficam prontos em 8 dias. Se confirmado, o número de pacientes em tratamento no município sobe para 4. Todos os anos o Dia Mundial contra a Hanseníase é comemorado no último domingo de janeiro.


Em Tuparetama as ações comemorativas ocorreram, na segunda-feira (30), no Posto de Saúde Sede, José luciano de lima. “Com isso queremos chamar a atenção da população informando sobre o tratamento da doença e a necessidade de promover o diagnóstico precoce”, contou Daysa Savana, Enfermeira Chefe e Coordenadora da Unidade Básica de Saúde Sede, responsável pelas comemorações.

O atendimento à população continua durante todo o ano com os agentes de saúde colhendo informações no dia a dia da comunidade. A recomendação é fazer a detecção precoce, a busca ativa e o acompanhamento adequado para que o paciente seja curado e não propague a doença. Daysa lembrou ainda que as manchas na pele não são os únicos sintomas, “como a doença atinge os nervos há casos em que o paciente desenvolve apenas as lesões nos nervos dificultando pegar até mesmo um copo”.


Doença e tratamento

A hanseníase é transmissível e afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. Os primeiros sintomas, em geral, só aparecem de dois a sete anos após a infecção da pessoa pela bactéria Mycobacterium leprae.

A transmissão se dá por meio de espirros e tosses, por exemplo, de uma pessoa doente e sem tratamento. O contágio não é possível através de abraços e apertos de mão. Também não é necessário separar roupas, pratos, talheres e copos do infectado em casa. O tratamento é gratuito e inclui um coquetel de antibióticos, podendo durar até um ano e chegar a cura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário