O consórcio da Integração dos Municípios do Pajeú –
CIMPAJEÚ, vem a público emitir nota de esclarecimento em resposta à postagens
vinculadas nos blogs.
O processo de renovação dos membros da diretoria do CIMPAJEÚ
é um processo formal e democrático e dessa forma, oferece oportunidade para que
todos os gestores municipais possam participar ativamente, seja para ocupar as
vagas na mesa diretora quanto para eleger a chapa que acredita ser a mais
preparada e a mais comprometida com os problemas da região e área de
abrangência do CIMPAJEÚ.
Nesta ótica, foram estabelecidos prazos para que os gestores
se organizassem e pudessem compor as suas chapas como é em qualquer processo
democrático.
Para o processo de renovação dos membros do CIMPAJEÚ
surgiram duas chapas legítimas e ambas compostas por prefeitos capazes de
dirigir os rumos do CIMPAJEÚ no biênio 2017/2018, sendo a chapa União para o
Desenvolvimento, formada por Ângelo Ferreira (prefeito do município de Sertânia
e candidato ao cargo de presidente), Sebastião Dias (prefeito do município de
Tabira e candidato ao cargo de vice-presidente) e Geovane Martins (prefeito do
município de Santa Terezinha e candidato ao cargo de secretário) e a chapa
União e Progresso, formada por Marconi Santana (prefeito do município de Flores
e candidato ao cargo de presidente), Sávio Torres (prefeito do município de
Tuparetama e candidato ao cargo de vice-presidente) e João Batista (prefeito do
município de Triunfo e candidato ao cargo de secretário).
O surgimento de duas chapas para o CIMPAJEÚ demonstra que os
gestores estão comprometidos com todo o território e dispostos a lutar pela
Municipalidade, mostra também que, cada vez mais, se entende que é preciso
desenvolver todos os nossos municípios por igual, com as mesmas oportunidades e
não somente com uma visão local restrita apenas o seu município.
Quanto ao processo eleitoral, existe uma formalidade
prevista em leis infraconstitucionais, no Estatuto do CIMPAJEÚ, em resolução
própria e editais que regulam todo o processo eleitoral.
Em qualquer processo eleitoral é normal que candidatos e
chapas mantenham ou retirem suas candidaturas, não seria diferente neste
consórcio, assim como também é normal que as pessoas se abstenham de votar.
Assim, a desistência de uma chapa não vem fragilizar o CIMPAJEÚ, pelo
contrário, mostra amadurecimento diante do processo democrático de direito.
Todos os gestores que ali estavam, tem bastante experiência de vida pública e
uma das chapas achou prudente, para o momento, retirar a candidatura e
abster-se de votar.
Acreditamos que este não é o momento para falar na retirada
de municípios do CIMPAJEÚ e sim juntar forças para que todos os municípios que
compõem este consórcio possam ter os serviços públicos prestados com a maior
qualidade e o maior respeito aos cidadãos otimizando os recursos públicos.
Quanto à nova gestão, a chapa eleita, com 12 (doze) dos 20
(vinte) votos, tendo como presidente o senhor Marconi Santana, prefeito do
município de Flores, vice-presidente o senhor Sávio Torres, prefeito do
município de Tuparetama e o secretário o senhor João Batista, prefeito do
município de Triunfo e a Diretoria Colegiada, formada por representantes dos municípios
das microrregiões do Alto, Médio e Baixo Pajeú, eleito os coordenadores,
ficando assim constituído: coordenador do Alto Pajeú o Senhor Djalma Alves, prefeito do município de
Solidão, coordenador do Médio Pajeú o senhor Emmanuel Fernandes, prefeito do
município de Custódia e coordenador do Baixo Pajeú o senhor Luciano Duque,
prefeito do município de Serra Talhada.
Todos os prefeitos presentes à plenária deixaram claro que a
gestão será compartilhada e que contam com o apoio de todos os prefeitos que
compõe o consórcio, para que juntos, possam trabalhar e fazer a melhor gestão
da história do CIMPAJEÚ.
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