terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Campanha Janeiro Branco



Janeiro braco é uma campanha, que apesar de ser nova, merece destaque e atenção de toda a sociedade, pois objetiva mobilizar a todos em favor da saúde mental, compreendendo seu sentido e desfazendo tabus existentes há tempos, e assim, promovendo saúde mental a todos os indivíduos/cidadãos de direitos. Infelizmente a saúde mental é ainda um assunto pouco discutido pela sociedade, é preciso uma maior compreensão de maneira mais aberta e adequada. No entanto, a Campanha Janeiro Branco busca envolver o tema da saúde mental como símbolo fundamental nesse primeiro mês do ano, trazendo reflexões acerca do pensar sobre o que realmente é a saúde mental.
É preocupante o número relevante que cresce cada vez mais de casos de depressão, estresse, ansiedade, fobias, pânico... dentre outros problemas psicológicos/psiquiatricos e que nos faz entender a necessidade das pessoas começarem a cuidar também de aspectos mentais e emocionais. Por isso, os profissionais da saúde mental e saúde em geral, precisam falar muito sobre o assunto e contar com a ajuda de toda a sociedade durante o mês de janeiro, para que se esclareçam todas as dúvidas que possam vir a existir.

Quando começou e onde?

Começou em 2014 no Estado de Minas Gerais. Contando atualmente com o apoio e aderência de diversas regiões do Brasil. Há cidades que já instituíram como Lei Municipal o mês Janeiro Branco, sendo dedicado a realização de ações educativas e preventivas para a compreensão e evolução dos direitos sobre a saúde mental.

Por que Janeiro e Por que Branco?

O mês de janeiro foi escolhido com muito zelo para a campanha, por trazer a sensação de um novo começo, novas expectativas na vida das pessoas. Naturalmente começar o ano cuidando da saúde mental não teria melhor escolha para cuidar-se de forma consciente, transformando-se no momento propício para buscar ajuda profissional e começar a zelar da mente. Já a cor branca foi escolhida porque representa a tela em branco, o papel em branco, paz e leveza na alma, o livro em branco onde colocaremos nossas escritas e desenhos de uma nova história.

A campanha não somente é importante para o cuidado individual, mas também num sentido mais amplo, aonde todos possam achar que ir ao psicólogo ou psiquiatra não é coisa de "louco", mas sim, é coisa de quem se cuida e não mais acredita nesse tipo de pensamento antigo e inferior.
Saúde mental é vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário