quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Tuparetama: A herança caótica do "ex mãos limpas"!

 
Fotos: Equipe de transição

Após a publicação de matéria revelando o estado caótico com que Sávio Torres (PTB) recebeu a prefeitura de Tuparetama, como num surto de alienação, o ex-vice-prefeito e uma terceira pessoa usando o pseudônimo de “Coligação Frente Popular de Tuparetama”, emitiram nota negando as evidências e procurando distorcer os fatos trazidos a público.

O povo de Tuparetama está estarrecido com as notícias de desmandos cometidos pela antiga gestão, pois, para todos os efeitos o gestor “mãos limpas”, segundo seu próprio discurso, não havia deixado débitos, os cofres públicos estavam abarrotados de recursos e tudo funcionando como uma azeitada engrenagem. O descalabro deixado pela antiga gestão é muito pior, muito maior, e sem precedentes na história de Tuparetama.

Durante 04 (quatro) anos a população tuparetamense foi ludibriada por um grupo de fanáticos pelo poder público. Gastaram milhões dos cofres municipais com assessoria jurídica de caros escritórios para macular a imagem de Sávio Torres no afã de não enfrentá-lo nas urnas. Não lograram êxito, perderam na Justiça e nas Urnas, mas, parece que ainda não caiu a ficha da derrota e não se dão muito bem com a realidade.

Primeiro, programou no sistema bancário pagamentos de empenhos que foram compensados no dia 02/01/17 quando já não era mais prefeito, ou seja, usou o dinheiro da outra gestão e feriu o regime de caixa da Lei nº 4.320/64 que diz os pagamentos são reconhecidos unicamente na data quando se paga mediante dinheiro ou na data da compensação bancária.

Posteriormente, a sua equipe de contabilidade levou consigo todos os documentos que informam sobre a relação de restos a pagar, boletins de caixa, conciliações financeiras, deixando a atual gestão sem saber absolutamente nada sobre as receitas e despesas existentes no final de gestão. O sistema de contabilidade para consulta não foi disponibilizado conforme obriga o Ministério Público Estadual.

Dados importantes foram apagados dos computadores da prefeitura, inclusive, certificados digitais para acesso aos softwares em nuvem, também no CRAS e no Funpretu, mas, os discos rígidos foram resguardados para recuperação do que se tentou esconder.

Não procede a justificativa de término de contrato de prestação de serviços para entregar nenhuma pasta sem funcionar. Isso fere o princípio da continuidade na administração pública e revela o pensamento pequeno de uma gestão que tratava o patrimônio do povo como um bem particular, de sua propriedade. E o único prejudicado foi só o POVO de Tuparetama!

Não satisfeito, entregou todos os veículos sem a devida manutenção, com vários problemas mecânicos, e com ausência de itens obrigatórios de segurança. Pra tentar mascarar fez um desfile com os carros que não podem realizar nenhuma viagem sem descumprir o Código de Transito.

Deixou várias multas e taxas do DETRAN em atrasos. A própria S10 do prefeito tem inúmeras multas por excesso de velocidade, manobras proibidas e outras irregularidades, sem que o procurador municipal ou nenhum dos advogados contratados tenham feito defesa administrativa junto ao órgão de trânsito estadual.







Veículos públicos tem mais uso que veículos privados e por isso requerem mais manutenção e cuidados que carros particulares. O Fato de serem muito utilizados não é justificativa para não zelar bem pela coisa pública. O nome disso é incompetência e descaso com o que é do POVO!

Abaixo algumas fotos que por si só falam sozinhas:





 




























A atual gestão está fazendo um levantamento do valor devido para colocar a frota municipal em condições de trafegabilidade, e depois cobrar as responsabilidades devidas.

Some-se a essas irregularidades, a permissão de uso do Mercado Público José Honorato da Silva a um particular irmão de um vereador da cidade de Tabira, cujo prédio público foi cedido para alocar uma empresa comercial particular e, pasmem, cuja energia é paga pelo erário público (prefeitura) sem autorização legal e sem gerar empregos para o POVO de Tuparetama. De todos os funcionários da empresa apenas 01 (um) tuparetamense, apadrinhado do prefeito, trabalha na fábrica.




Não custa rememorar o povo de Tuparetama, que o ex-gestor é réu numa ação civil de improbidade administrativa na Justiça Federal pelo mesmo motivo de ficar emprestado bens públicos para uso privado de interesses particulares. Essa ação já rola desde de 2015, e o incauto e honesto ex-gestor sempre disse nas rádios que nunca tinha nenhum processo contra sua pessoa. Isso era verdade? Essa ação é mentira também? É réu, ainda, em uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) que visa apurar responsabilidade sobre a perfuração clandestina de poços artesianos para cooptar votos durante a última campanha eleitoral, e em ao menos uma dúzia de outras ações junto à Justiça Eleitoral.

Não vai faltar processo para o “ex-mãos limpas” (tão fã de números) responder pelos atos que cometeu na sua gestão.

Sobre obras, a atual gestão está fazendo auditoria com pessoal próprio e advogados locais, sem contratações milionárias de escritórios para isto, para entregar a população de Tuparetama o que lhes pertence de maneira zelosa, com reformas reais e não com construções SONRISAL que dias após a inauguração estejam derretendo em praça pública, vejam a reforma do Centro Cultural, por exemplo:






Para tentar se defender o ex-gestor e seus aliados vem com essa história de rombo do FUNPRETU e de condenação do TCE com dano ao erário. Tudo conversa fiada. Primeiro isso já foi objeto analisado pela Justiça Eleitoral que nada disse nesse sentido. A verdade é que a gestão Sávio Torres deixou o FUNPRETU com caixa de mais de R$ 1.400.000,00, e a gestão do ex-prefeito Dêva Pessoa, ao contrário, deixou o FUNPRETU com um débito de R$ 837.841,51 (oitocentos e trinta e sete mil, oitocentos e quarenta e um reais e cinquenta e um centavos), tendo que fazer um parcelamento previdenciário ilegal às pressas, no último mês do mandato. Veja o documento do parcelamento aqui abaixo:




O pior é que esse parcelamento não foi objeto de lei, e sequer passou pela Câmara de Vereadores. O que dirão sobre isso os nobres vereadores de nossa cidade?

Disseram em uma nota atarantada que a gestão deveria manter o “Foco”, “trabalhar pelo povo” e “descer do palanque”, mas, ironicamente (como que ainda em campanha política) assinam a nota pública com a alcunha de “Coligação Frente Popular por Tuparetama”, Oras, “coligação” não existe mais, senhores.

Não se trata de campanha política como pretendem, mas, divulgar balanço dos primeiros dias de governo para a população que trocou de prefeito. É o cumprimento do dever de prestar informações ao povo de Tuparetama.

As ações administrativas e jurídicas, diga-se de passagem, estão sendo adotadas para o célere restabelecimento dos serviços essenciais prestados a população de Tuparetama, como a Saúde, Transportes e Educação.

Em 2012 ao entregar o cargo o prefeito Sávio Torres deixou o Ponto de Apoio em Recife com um prazo de 30 dias para o "ex-mãos limpas" decidir se queria permanecer na mesma casa ou mudar de locação, como de fato o fez, e não deixou fechada para tentar prejudicar o Povo de Tuparetama. Isso nunca aconteceu na história da casa criada por Pedro Torres Tunú em 1986.

Não é prioridade deste governo preencher cargos comissionados e realizar contratos de prestação de serviços para dar satisfação a grupos familiares e interesses pessoais, o que está em FOCO é o interesse do POVO. Estes, serão preenchidos tempestivamente, quando houver possibilidade e necessidade real e que não comprometa o erário apenas para atender demandas privadas.

O povo de Tuparetama escolheu Sávio Torres por esta sua característica essencial, por uma administração Responsável e Sustentável, e os aliados e correligionários que atuaram em sua campanha política são conscientes disso. Serão convocados pelo valor individual e a capacidade de fazer mais e melhor pelo povo de Tuparetama, não para fazer da prefeitura Cabide de Empregos, como era a prática na gestão que naufragou em dois de outubro.

Contra fotos não cabe argumento. No tempo correto e após os levantamentos necessários tudo será trazido a público. Não é papel de agente político ficar de bate boca com derrotado em vias públicas ou na internet, mas, informar a população sobre as ações concretas adotadas para sanar as contas públicas e fazer funcionar os órgãos municipais. Com seriedade e responsabilidade, marcas notórias do governo do prefeito Sávio Torres.

Além do mais, o povo de Tuparetama já sabe: “PROGRESSO SE FAZ COM TRABALHO!

Pedro Torres Filho, Poeta e Advogado  (Fotos: Equipe de transição)


Nenhum comentário:

Postar um comentário