quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Um passeio na memória da Escola Ernesto de Souza Leite com Salete Menezes

Editorial exclusivo, especial de fim de ano

Relato poético emocionante da ex-professora Salete Menezes, sobre a atual Escola Estadual Ernesto de Souza Leite que completou 67 anos no dia 27 de outubro último. Como parte das celebrações dos professores e alunos, a escola ganhou este presente da sua Ilustríssima ex-professora que também é autora do Hino do Município de Tuparetama ao lado do esposo Pedro Torres Tunú, ex-prefeito da cidade.

Fiquem com este presente de Dona Salete Menezes:

Eu era professora de uma turma de 19 alunos da "quinta série primária" no Grupo Escola Ernesto de Souza Leite (G.E.E.S.L) Era o último ano do "Curso Primário" e última turma.

Trabalhamos com afinco, eu e meus alunos, a fim de angariar recurso para fazermos uma festa de "Formatura". Fazíamos rifas, comidinhas para vender nos recreios e shows no "Pajeú Clube". Canto, dança, poesia e jogral.

Fizemos uma apresentação com meninas menores que não eram da turma com trajes típicos do Brasil, Índia, Japão, Holanda e Espanha. As bonecas eram:

Maria de Cateta  a indiana; Neuman Viana  a japonesa; Gracinha de Chico Luciano  a baiana; Alda Souto  a espanhola e Janileide de Seu Pretinho  a holandesa. 


Cada boneca tinha um padrinho. Aquele que colocasse mais dinheiro num envelope que seria lacrado e aberto na hora seria o vencedor junto com a ganhadora em primeiro lugar. Lembro-me que quem venceu foi Neuman, cujo padrinho era Seu Zé de Zezinho. (i.m.)

Conseguimos, com o dinheiro arrecadado, comprar a "farda de gala" para todos os alunos que consistia numa saia de crepe azul pregueada para as meninas e calça para os meninos com blusa de seda branca e gravatinha laço ou borboleta. 

Além da "Excursão" que fizemos à cidade de Arcoverde, hospedando-nos no "Hotel sertanejo" do senhor Levino (i.m.), fomos na camionete de seu Antônio Souto (i.m.) dirigida por Heleno Torres (i.m.)

Passeamos conhecendo a cidade: a "Fazenda Modelo", a "Estação de trem" e a “Rádio Cardeal (com direito ao anúncio na rádio da nossa visita)”.

Enfim, depois de um dia cheio de descobertas, voltamos chegando pela madrugada. 
Exaustos, porém felizes!

No dia da "Formatura" na entrega dos "Diplomas", oferecemos petiscos com refrigerante aos pais e alunos. Tudo muito bem elaborado.


Espero não ter me enganado quanto a nomes. Se alguém se lembrar de alguma coisa ou tiver fotos poste nos comentários.  Guardo todos na memória afetiva!

Era o ano 1965 do século passado.

Registro algumas fotos estragadas pelo tempo...



Um comentário:

  1. Nossa memória é uma fonte inesgotável...e, se registrados os fatos em fotos,tudo volta no tempo...e segundo Fernando Pessoa,TUDO VALE A PENA,SE A ALMA NÃO É PEQUENA"!

    ResponderExcluir