quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Senado aprova PEC 55 em 1º turno; Petistas criticam proposta

Bancada do PT classificou a votação como uma continuidade do golpe de Temer. 61 senadores votaram a favor do texto. Número é o mesmo que votou pelo golpe

61 senadores votaram a favor do texto. Número é o mesmo que votou pelo golpe (Foto: PT no Senado)

O Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira (29), o texto da PEC 55, que congela investimentos em saúde e educação, além de outros setores, por 20 anos. O projeto, também conhecido como PEC da Morte, recebeu votos favoráveis de 61 senadores. Todos os senadores da bancada do PT votaram contra o texto.

Por “coincidência”, os mesmos 61 senadores que votaram pelo golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff, em agosto, foram favoráveis ao projeto do governo golpista de Michel Temer.

Antes da votação da PEC, a polícia reprimiu de forma desproporcional e violenta uma grande manifestação de estudantes, movimentos sociais e sociedade civil, que estava reunida na Esplanada dos Ministérios. A votação atraiu 50 mil pessoas que eram contra a aprovação alteração na Constituição.

Agora, o texto deve ser votado em mais um turno, programado para 13 de dezembro.

A aprovação da PEC 55 e a violenta repressão ao povo provocou enorme indignação no senador Lindbergh Farias (PT-RJ). O petista classificou o episódio como “vergonhoso” e “continuidade do golpe das elites”.

“Hoje é um dia vergonhoso para o Senado Federal. Ainda veremos muitos, que hoje cerram fileiras ao lado de Temer, arrependidos por empurrarem o Brasil de volta ao mapa da fome, ao desemprego recorde”.

“O que está acontecendo aqui é a continuidade do golpe das elites: a PEC expulsa os pobres do orçamento para garantir os lucros dos rentistas. E tudo isso com as galerias fechadas, em uma atitude completamente autoritária, e em meio a uma profunda crise política provocada pelos escândalos de Temer e seus asseclas, envolvidos até o pescoço em denúncias de corrupção”, concluiu o senador.

O senador Humberto Costa (PT-PE) aludiu ao “pato da Fiesp”, que se tornou símbolo das manifestações pelo impeachment de Dilma, e resumiu o sentimento geral: “Por 61 a 14, o Senado aprovou a A PEC do Fim do Mundo. É o presente de grego que a base do governo dá ao Brasil para que o povo pague o pato”.


Durante a votação, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) alertou sobre as consequências da PEC 55 e propôs que o Congresso corte salários e regalias dos parlamentares. “Aí pode ser que tenhamos um pouquinho de moral para cortar benefícios e salários dos outros”.

Para Gleisi, a PEC vai arrastar o Brasil para uma recessão sem precedentes. A senadora também criticou a repressão da PM contra manifestantes.

Nas redes sociais, diversas pessoas condenaram a aprovação do texto. Informações: pt.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário