sábado, 6 de agosto de 2016

A abertura da Olimpíada do Rio em imagens espetaculares

O estádio do Maracanã foi palco nesta sexta-feira da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro, que contou com muitos recursos visuais e a presença de grandes artistas da música brasileira.

Cerimônia de abertura da Olimpíada teve pouco menos de quatro horas de duraçãoimagem: Lucas Lima/UOL
Cerca de 4.800 pessoas participaram da apresentação, que começou às 20h. Baseada em temas como sustentabilidade, o sorriso brasileiro e a "gambiarra", incluiu dança, música, luzes, fogos de artifício, história e celebridades.

Apesar de Fernando Meirelles, diretor do espetáculo, ter afirmado mais cedo que o último ensaio antes da cerimônia foi um desastre, o público no estádio e os milhares de telespectadores ao redor do mundo assistiram a um show espetacular.

Medalhista olímpico de bronze em 2004, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima acende a pira olímpica da Rio-2016 imagem: Jae C. Hong/AP
O músico Paulinho da Viola iniciou a cerimônia cantando o Hino Nacional. A trilha sonora continuou com a participação de artistas como Elza Soares, Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Karol Conká e Zeca Pagodinho, além de outras músicas que foram do samba, passando pelo maracatu e pelo rap, até o funk.

Durante "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, a modelo gaúcha Gisele Bundchën desfilou pelo palco.

A parte visual buscou representar símbolos brasileiros, como as florestas, e parte da história do país, começando pelos povos indígenas e a chegada dos portugueses, passando pelo desembarque dos povos africanos durante a escravidão e a migração de árabes e orientais.

Também foram retratados o crescimento das grandes cidades e o trabalho de nomes como o arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Burle Marx.

Um dos pontos altos da cerimônia foi o voo de uma réplica do 14-Bis, de Santos Dumont.

Outro ponto que chamou a atenção foi o fato de o presidente interino Michel Temer não ser anunciado no evento. Segundo os organizadores, ele quis evitar vaias.

Veja nas imagens como foi a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Pawel Kopczynski/Reuters
Pawel Kopczynski/Reuters
Lars Baron/Getty Images
Richard Heathcote/Reuters
Lucy Nicholson/Reuters
Antonio Bronic/Reuters
Antonio Bronic/Reuters
Dylan Martinez
Clive Mason/Getty Images
Stefan Wermuth/Reuters
Clive Mason/Getty Images
Ian Walton/Getty Images
Damir Sagolj/Reuters
Kai Pfaffenbach/Reuters
Richard Heathcote/Getty Images
Lucy Nicholson/Reuters
Ricardo Stuckert/CBF/Fotos Públicas
Kai Pfaffenbach/Reuters
Damir Sagolj/Reuters
Pawel Kopczynski/Reuters
Marko Djurica/Reuters

Jonas Carvalho, de EXAME.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário