sexta-feira, 29 de julho de 2016

"As abelhas e o poeta” Dez anos de Vozes do Forró



Dizem que os sonhos nascem quando a realidade não basta para ocupar todo o espaço que a imaginação cria. E foi assim: fruto da realidade dura de um sertanejo recém-emigrado das terras do sul que nasceu a Vozes do Forró. Inicialmente, com o nome Vozes do Campo, a banda trouxe ao cenário da música nordestina mais um conjunto de acordes, letras e músicas buscando o resgate do tradicional forró sertanejo.

Após correr mundo em busca de a vida melhorar, o sertanejo Fernando Marques ouviu rumores sobre novos tempos com programas de valorização do homem do campo implantados pelo governo no sertão, juntou os troços e partiu com a mulher Alba e seus dois filhos de volta ao Pajeú dos pais.



Chegou e se instalou provisoriamente na cidade de Afogados da Ingazeira, onde começou a trabalhar vendendo lanches num trailer improvisado. A vontade de estar em casa era maior que as dificuldades e não demorou a juntar algum dinheiro e voltar para sua cidade natal. Em Tuparetama encontrou-se com os seus e iniciou o trabalho na agricultura plantando alimentos nas terras do pai no sítio Cacimbinha,para vender na feira livre da cidade. 

Sempre ligado às lutas do campo, enveredou a estudar técnicas agrícolas através da escola do campo no distrito de Santa Rita,na produção agroecológica e apicultura, foi seu passaporte financeiro para dar início ao projeto artístico “Vozes do Campo”no ano de 2006. Gravou seu primeiro CD e ganhou as estradas do sertão levando aos palcos da vida o som puro da zabumba, triângulo e sanfona do forró pé-de-serra. Não demorou e as letras dedicadas aos costumes, amores e às belezas do sertão caíram no gosto popular e a banda não parou mais de tocar.



Passados cinco anos, o cantor e compositor Fernando Marques fez uma festa em Tuparetama para angariar fundos para tratamento de saúde de sua cunhada. A festa foi um sucesso, misturando forró pé-de-serra, apresentação de artistas locais, danças, poetas e repentistas, num grande caldeirão de cultura. Assim, nascia um novo tipo de evento que mais tarde se tornaria conhecido e referendado no Brasil inteiro: o Balaio Cultural de Tuparetama.

Desde a primeira ferroada ao primeiro pingo de mel o projeto cresceu imensuravelmente e Fernando Marques, já com três CDs e dois DVDS gravados, sentiu a necessidade de alterar o nome da banda para diferenciar das atividades do campo, da apicultura e como produtor do Balaio Cultural e assim a Vozes do Campo passou a se chamar Vozes do Forró.


Neste sábado, 30 de julho de 2016 a Vozes do Forró completa 10 anos de estrada com uma grande festa na Chácara Lagamar em Tuparetama. E, nesta ocasião, para desejar mais 10 anos de sucesso com o mesmo entusiasmo do primeiro show da banda eu relembro o poema que fiz por ocasião do lançamento do primeiro CD, quando eu disse:

As abelhas e o poeta

O apicultor cuida das abelhas
E suporta diárias ferroadas
Experimenta do mel, o sustento
Viver de poesia...

Canta o amor a Terra e à vida
E da lida diária extrai os perfumes
Sem rancores, queixas, azedumes
Recolhe em si, o mais doce...

Apreender da sociedade, o instrumento
Que o zangão, não se zanga, defende
A rainha da colmeia no Centro
E a operária, produtora do alimento!

Sabor do fruto colhido, odores
Escutai senhoras e senhores
A música linda de amores
O zumbido do enxame, das Vozes.

Que do campo é matéria que volta
Na hora de pleno movimento
Que o mais verdadeiro Lançamento
É o retornar do néctar, às flores...

Parabéns ao poeta, compositor, cantor, radialista, produtor cultural, agricultor e apicultor  Fernando Marques, pelos 10 anos de caminhada levando forró genuíno aos quatro cantos do país com a “Vozes do Forró!

Um forte abraço a todos que fazem a Vozes do Forró!

Pedro Torres


Evento: Vozes do Forró. Dez anos de estrada. Local: Chácara Lagamar em Tuparetama Hora: a partir das 20h  Entrada Franca!

























Nenhum comentário:

Postar um comentário