quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Curiosidades: É jumento ou é Burro


Em Tuparetama um animal está em meio de uma  grande discussão. Trata-se de um  Jumento, ou será um burro? O animal de 5 meses de idade pertence ao Sr. José Eudes Pinheiro (Tota) que reside no Alto do Jorge município de São José do Egito  uma vila vizinha a cidade de Tuparetama.

Esse blog conversando com Tota perguntamos de onde surgiu toda essa discussão: "O animal quando nasceu tinha o tom de cor cinza azulado (Cor predominante do jumento) más com o passar dos dias o cabelo foi caindo e ficando castanho e cresceu muito rápido (Características do burro) "disse Tota. O próprio dono diz que é um Burro, más Fabinho Pescossim vizinho de Tota diz: "Isso é um Jumento burro"

A verdade é que esse animal vem dando o que falar e rendendo várias apostas Cerca de 50.000,00(Cinquenta mil reais) já foram apostados
Alguns acreditam que trata-se de um Jumento e outros que é um burro.


Características de cada animal:

Jumento, asno e jegue, são nomes regionais diferentes dados para exatamente o mesmo animal: o Equus asinus, uma espécie de "parente" do cavalo. O jumento é famoso por sua grande resistência e pode ser encontrado em praticamente todo o planeta, exceto em regiões mais frias. Desde o início das civilizações, ele vem sendo usado como animal de carga, sela e tração, sendo muito útil para trabalhos pesados no campo. Em média, tem 1,30 metro de altura e chega a pesar 400 quilos. Mula e burro, por sua vez, são um outro animal, formado a partir do cruzamento entre um jumento e uma égua. Quando o filhote desse acasalamento é uma fêmea, ela é chamada de mula; quando nasce um macho, ele é popularmente chamado de burro. Independentemente do sexo, esse animal é fisicamente mais parecido com a mãe, ou seja, uma égua, mas consegue herdar do jumento a força e a resistência. Graças a seu formidável equilíbrio, a mula (ou burro) consegue andar por caminhos íngremes nas montanhas, sendo muito útil como animal de carga. "Os burros e as mulas têm como característica principal a forte ‘personalidade’. São animais que exigem muita perseverança e um trabalho específico para serem domados".



Para colocar fim nesse mistério, foi pedido um exame veterinário e de DNA, o Dr.Gonzaga Perazzo é o responsável pelo exame, já os apostadores e curiosos aguardam anciosos o resultado para em fim acabar com as dúvidas.
É Jumento ou é Burro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário