sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Tuparetama efetuou a II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

A prefeitura de Tuparetama realizou a II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres na quinta-feira 29 de agosto 2019

Mais Tuparetama

Foto: Fábio Rocha

Esta foi realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Tuparetama e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Tuparetama. O tema da II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres foi Mulher e Democracia: Uma agenda de luta por direitos iguais.

“Quero agradecer a presença, o esforço que todos fizeram de está aqui presentes de atenderem o nosso convite, de está aqui para a luta, pra gente discutir justamente isso, políticas para as mulheres”, disse Roseane Gomes, secretária de Assistência Social de Tuparetama. 

Esta conferência foi realizada no Teatro Municipal Manoel Filó, na Rua Monsenhor Rabelo, nº 5, no Bairro Centro, em Tuparetama.

A II Conferência Municipal de Políticas Públicas realizou uma apresentação cultural com a poetisa Mariana Teles declamando poesias, uma palestra com o mesmo tema da conferência com Marília Corrêia, Coordenadora Regional da Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, um debate com os presentes e elegeu 2 delegadas com suplentes. Estas vão representar o município na conferência estadual de políticas públicas para as mulheres.

Foram debatidos 5 eixos temáticos nesta conferência. Estes foram A Gestão da Política Pública para as Mulheres: Avanços e Desafios, Consolidação das Políticas Públicas para as Mulheres: Avanços e Desafios, Mulheres: Participação nos espaços de poder e estratégias de resistências, Consolidação de Políticas para as Mulheres da cidade, do campo, das florestas e das águas, o Fortalecimento das Organizações e dos Movimentos no controle social.

Dos participantes apenas as mulheres puderam votar para a aprovação das propostas que foram debatidas e para a eleição das 2 delegadas. Representando o governo foi eleita delegada Aline de Souza, com a suplente Roseane Gomes e representando a sociedade civil foi eleita delegada Marcivânia Aguiar com a suplente Vanusa Santos.

Segundo Marília, na democracia as mulheres devem estar cada dia mais participantes das decisões que definem as políticas públicas, inclusive com um maior número de representantes de mulheres na política. “O lugar das mulheres é em todos os lugares e atuando na política”, disse Marília.

As mulheres que estavam integrando a mesa da conferência foram Marília, Roseane, Rita de Cássia, Cabo da PM, Aline de Souza, Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Tuparetama, Cleide Sales, esposa de Tanta Sales, Vice-prefeito e Secretário de Obras e Infraestruturas do município e as vereadoras por Tuparetama Priscila Filó e Vandinha da Saúde.

Os homens que estavam integrando a mesa da conferência foram o Pe João Paz, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Tuparetama, os vereadores por Tuparetama, Diógenes Patriota, Danilo Augusto, Presidente da Câmara de Vereadores e Idelbrando Valdivino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário