quarta-feira, 8 de maio de 2019

O governo de Tuparetama fez atendimentos no PSF Sede comemorando o Dia das Mães, nesta quarta-feira (08)

A Secretaria de Saúde de Tuparetama está realizando o Dia da Puericultura com atendimento Multidisciplinar 1 vez ao mês, em dias diferentes nos 3 postos de saúde do município

Mais Tuparetama

Foto: Divulgação

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município realizou, na manhã desta quarta-feira (08), o Dia da Puericultura com atendimento Multidisciplinar acompanhando 90 crianças e, à tarde, o atendimento a 14 mulheres trabalhadoras da limpeza urbana comemorando o Dia das Mães. As crianças atendidas tinha de 0 a 6 anos. Estes atendimentos foram realizados no PSF Sede, José Luciano de Lima.

Foram feitos para as crianças e as mulheres vários atendimentos, entre estes a marcação de consultas para médicos especialistas, dadas palestras e feitas solicitações de exames. “A gente solicita os exames de sangue, urina e feses das crianças com 1 ano e com 4 anos para diagnósticos de algumas doenças”, disse Daysa Savana, Enfermeira Chefe e Coordenadora do PSF Sede.

Daysa deu 2 palestras que abordaram os temas da Violência contra as mulheres e do Combate a doença de Endometriose. A 1ª esclareceu as formas de agressão a mulher e os canais de denúncias e a 2ª  esclareceu os sintomas da doença tendo sido oferecida porque hoje está sendo o dia nacional de combate a endometriose.

Segundo a Enfermeira Chefe e Coordenadora do PSF Sede, as mulheres que sentem fortes dores de 1 a 2 semanas antes ou depois da menstruação devem procurar o médico para identificar se os sintomas são ou não os da endometriose. “Então vêm no posto de saúde e fazem o diagnóstico da doença”, disse Daysa.

De acordo com Daysa, as mulheres trabalhadoras da limpeza urbana sempre estão ocupadas nos horários de atendimento do PSF sendo necessário dedicar um horário apenas para acompanhar estas mulheres. “A gente sabe que elas precisam, por isso resolvi chamar elas”, disse Daysa.

A Secretaria de Saúde de Tuparetama está realizando o Dia da Puericultura com atendimento Multidisciplinar 1 vez ao mês, em dias diferentes nos 3 postos de saúde do município. No atendimento de hoje foram distribuídos repelentes caseiros para as mães das crianças que foram feitos por Edna Moura, Agente Comunitária de Saúde (ACS) do PSF Sede. “Estou dando uma amostra e a receita que a mãe pode fazer para toda a família”, disse Edna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário