segunda-feira, 15 de abril de 2019

Faleceu fundadora do Grupo de 3ª Idade de Tuparetama, Maria Pastora

Maria do Carmo Felix Vital ( Maria Pastora) faleceu na madrugada desta segunda-feira (15). O corpo está sendo velado no Velório Municipal de Tuparetama. O sepultamento será às 9h da terça-feira (16)

Por Tarcio Viu Assim

Foto: Tarcio Viu Assim

Tuparetama despede-se hoje de uma cidadã ilustre, Maria do Carmo Felix Vital, mais conhecida como Maria Pastora. Ela faleceu na Paraiba onde residia há mais de 10 anos e também morou por muitos anos no Distrito Federal. No intervalo de tempo entre Brasília e a Paraíba, de volta à sua querida Tuparetama trabalhou voluntariamente e com muito empenho para a criação e o fortalecimento do grupo de convivência da 3ª Idade, o Grupo Rainha da Paz que em novembro deste ano completará 18 anos de atividades. 

Tenho um apreço imenso pela pessoa de Dona Maria do Carmo, uma amiga e mestra maternal que me ensinou muito sobre amizade, sobre liderança, sobre fraternidade e sobretudo me ensinou a valorizar e respeitar a pessoa do idoso com suas experiências e lições de vida sempre tão valiosas. 

Foi ao seu lado e graças à sua insistência e persistência que no dia 03 de novembro de 2001 fundamos o Grupo de Convivência da 3ª Idade de Tuparetama – na época eu ocupava a função de secretário municipal de cultura na gestão do prefeito Vitalino Patriota - . Dessa reunião de fundação participaram os funcionários da Casa da Cultura, do Portal do Alvorada (programa social do então presidente Fernando Henrique Cardoso), membros da Renovação Carismática Católica, do ECC e diversos idosos convidados e mobilizados pela liderança natural de Dona Maria do Carmo. 

Da reunião Dona Maria saiu eleita por unanimidade como presidente do grupo, que recebeu a denominação de Grupo de 3a. Idade Rainha da Paz de Tuparetama-PE. Associação civil, filantrópica e educacional, sem fins lucrativos, o grupo da 3ª Idade de Tuparetama começou com mais de 60 membros e teve crescimento vertiginoso sob os cuidados de Dona Maria, com o apoio dos participantes, dos voluntários e da gestão municipal. Podemos afirmar que os primeiros integrantes do Grupo da 3ª Idade de Tuparetama fizeram uma verdadeira revolução social em Tuparetama mudando a maneira com que o idoso passou a ser visto e atendido na comunidade. 

Trazendo a experiência de sua participação em grupos de convivência de 3ª idade no DF, nossa primeira presidente colocou o grupo de Tuparetama como protagonista na cena cultural e social do município. Além das atividades de lazer e confraternização para os idosos, garantindo-lhes maior qualidade de vida, o grupo criou festas temáticas, bloco e bailes de carnaval, Quadrilha junina, encenou Paixão de Cristo e Auto de Natal, promoveu Campeonatos de Jogos colaborativos para a 3ª Idade e manteve por muito tempo um programa de rádio voltado para essa faixa etária. 

Tudo foi feito em grupo com o apoio e a colaboração de muitos, cujos nomes deixo de citar aqui para não alongar ainda mais o texto, mas foi graças ao empenho e à insistência de Dona Maria do Carmo que essa bela semente foi plantada, brotou e deu tantos frutos. A seara do bem produz com abundância quando o amor é o principal adubo. 

Por isso iniciei este texto afirmando quão ilustre é nossa amiga Maria do Carmo na história de Tuparetama. Hoje nos despedimos de seu corpo cansado e maltratado pelas doenças, que a morte leva ao descanso. Permanecem conosco as lembranças – estas imortais – de como ela nos dedicou amizade, paciência e atenção, de como nos ensinou o poder perseverança, de como soube se dedicar à família e de como se deve, mesmo distante, manter latente o carinho pela terra natal. 

Tantos amigos do grupo da 3ª idade de Tuparetama já fizeram a passagem desde aquela distante tarde de novembro de 2001 até hoje. Encontram-se do lado de lá, na luz, e hoje recebem em festa a velha amiga que leva de presente aquele sorriso pleno de paz. A quadrilha junina no céu este ano será animada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário