terça-feira, 9 de abril de 2019

Compesa melhora abastecimento em cidades do Sertão do Pajeú

Os 34 mil moradores dos municípios de Iguaraci, Ingazeira, Tuparetama e Solidão, no Sertão do Pajeú, terão mais água nas torneiras

Mais Tuparetama

Foto: Compesa

As chuvas das últimas semanas melhoraram os níveis dos mananciais que abastecem esses municípios e a Compesa já está trabalhando para reduzir o rodízio.

O distrito de Jabitacá, que fica em Iguaraci, já teve o fornecimento de água ampliado. A Compesa conseguiu operacionalizar melhor a rede de abastecimento depois que a barragem de Porção atingiu 80% de sua capacidade total de armazenamento. O município agora recebe água todos os dias, de segunda a sexta-feira, deixando para trás o rodízio, que era de três dias com água e dez sem.

Em Iguaraci, Ingazeira e Tuparetama, teremos o reforço do abastecimento e estes municípios serão atendidos simultaneamente, a Compesa está trabalhando e um novo calendário de abastecimento será divulgado para cada cidade. “Estamos aguardando as análises da água bruta para traçarmos plano de ação para iniciar a operação deste manancial”, explicou o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Gileno Gomes. A barragem do Rosário saiu do colapso – atingiu um volume de 8,1 milhões de metros cúbicos, o que representa 23,3% de sua capacidade total.

A cidade de Solidão, que estava sendo abastecida por caminhões-pipa devido ao colapso da barragem de Nossa Senhora de Lourdes em 2018, passará a receber água nas torneiras em um cronograma de quatro dias com água e dez sem, após as análises da água bruta por parte da equipe de qualidade da Compesa. A barragem agora está com 50% de sua capacidade total, que é de 539 mil metros cúbicos. “Podemos assegurar que os moradores terão água suficiente durante um ano com o volume atual registrado”, informou o gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário