sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da escola Ernesto de Souza Leite

Sessão Solene da Câmara de Vereadores em homenagem aos 70 anos da Escola Ernesto de Souza Leite e entrega de título de Cidadã tuparetamense à professora Lucivanda 

Blog Tarcio  Viu Assim

Foto: Marcelo Patriota

Encerra-se na noite desta quinta-feira, 01 de novembro, com um grande baile com a Banda Super Oara, a semana de comemorações do 70º Aniversário da Escola Ernesto de Souza Leite, a "Rainha das Letras", mais antiga escola do município, fundada em 29 de outubro de 1948.   

Na manhã de hoje a programação do 70º Aniversário teve continuidade com a Sessão Solene da Câmara de Vereadores, realizada na quadra de esportes da Escola Ernesto.  Foram entregues moções de aplausos à atual gestora, Lúcia Pessoa, aos ex-gestores da instituição, ao supervisor regional do Programa Travessia e à Gerente Regional de Educação Cecília Patriota. Também se fez a outorga do título de Cidadã Tuparetamense à professora Lucivanda Patrícia. 

Foto: Marcelo Patriota

Uma longa história dedicada ao ensino 

Quando foi inaugurada em 29 de outubro de 1948, pelo prefeito de Afogados da Ingazeira, município do qual fazia parte esta Vila Tupã (antiga Bom Jesus) a escola ainda não possuía a denominação atual, sendo o fazendeiro Ernesto de Souza Leite o doador do terreno para sua construção. Denominada na época "Escola Típica Rural",  teve como primeira professora Nabel de Melo Arruda, de Sertânia. Ela residia no prédio escolar composto, então, de um sala de aula, uma cozinha, um banheiro e um quarto. 

Em 1957 recebeu a denominação de Escola Reunida Rural de Tuparetama, passando a funcionar com maior número de professores, entre eles Mª Inete de Vasconcelos Pessoa, a primeira professora tuparetamense nomeada pelo Estado, Isaura de Melo Arruda, Mª Adelaide Valadares Vieira, Ivone Siqueira, Terezinha Perazzo Leite, Zuleide Vasconcelos Pessoa entre outras.

Foi somente a partir de 1960 que passou a ser denominada Escola Reunida Ernesto de Souza Leite, contando com três salas de aulas. Em 1978 foi implantado o 1º grau maior e a escola recebeu a denominação de Escola Ernesto de Souza Leite - Ensino de 1º grau, passando a contar com um professor em regime especial para sua direção. 

O ensino de 2º grau foi implantado somente em 1986 período em que se deu também a ampliação da escola com a construção de novas salas. Desde então a escola passou por várias reformas e ampliações, melhorando suas capacidades físicas e pedagógicas. A mais recente delas foi a reforma e cobertura da Quadra Esportiva, realizada há dois anos. 

A bandeira da escola foi criada em 1984 por Maria Salete de Menezes Torres e o hino foi criado em 03 de março de 1996 por Dedé Monteiro (letra) e Wlisses de Souza Lima (música).

Foto: Marcelo Patriota

Uma semana de comemorações

A programação festiva do 70º aniversário da Escola Ernesto teve início na manhã da segunda-feira (29/10) com uma Alvorada Musical de componentes da Banda Paulo Rocha e ex-alunos, percorrendo várias ruas da cidade e visitando com tocata as residências dos ex-gestores da escola. Ainda pela manhã, às 8h, foi realizado um Passeio Ciclístico na cidade, divulgando a programação das festividades de aniversário e convidando a comunidade à participar. Na noite da segunda-feira foi realizada a Missa de Ação de Graças celebrada pelo Monsenhor João Carlos e pelo Padre Luizinho, ambos ex-alunos da Escola Ernesto. Após a Missa se deu o corte e distribuição do Bolo de Aniversário na Quadra da Escola, com patrocínio do casal Geraldo e Dinair Perazzo. 

A terça-feira, dia 30 de outubro, contou com abertura das Salas Temáticas produzidas por alunos e professores e visitação de escolas do município. Pela manhã e à tarde foram feitas apresentações artísticas na Quadra Esportiva e entrega de medalhas aos alunos vencedores da Olimpíada esportiva. À noite também aconteceram apresentações de artistas da cidade e um desfile com estudantes para escola do casal "Garoto e Garota Ernesto 2018".

Na quarta-feira, 31 de outubro a Escola levou à cidade um Desfile Cívico com sua banda fanfarra e vários pelotões. Os pelotões compostos por alunos atuais mostraram trabalhos e projetos recentes como o PROEMI (do Ensino Médio) e o Projeto Travessia.  Também levaram para o desfile uma ala com as conquistas esportivas da escola e uma viagem pela história através dos fardamentos.  A parte emotiva do desfile ficou por conta do pelotão composto por ex-professores e ex-funcionários da escola e pelo pelotão formado por ex-alunos de todas as idades, dos 30 aos 80.

Foto: Marcelo Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário