sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Chama Violeta - Festival de cultura a arte abraça o sertão da Ingazeira

A data do Festival coincide com o aniversário de Violeta, sua filha mais velha, que completa 11 anos, daí o nome e a idéia do festival, que também remete ao espiritual

Blog Tarcio Viu Assim

Atriz Odília Nunes vive em Ingazeira há três anos - Crédito: Tiago Henrique/Divulgação

Começou nessa quinta-feira, dia 01 e segue até domingo, dia 4 de novembro, a primeira edição do Festival Chama Violeta, no Sítio Minadouro, município de Ingazeira, tendo à frente como idealizadora e produtora a multiartista Odília Nunes. 

O Festival traz espetáculos de teatro e circo, exibição de filmes e performances, tudo gratuito. A ação faz parte do projeto "No meu terreiro tem arte", que  Odília vem realizando há três anos na comunidade rural do Minadouro (Ingazeira).

Em entrevista à Folha de Pernambuco ela explicou: "Comecei a apresentar os meus espetáculos aqui na comunidade rural onde moro, chamada Minadouro, com aproximadamente 130 moradores. Só que, quando acabou o repertório, eu fiquei com o gosto de quero mais e as pessoas me pediam para continuar. Recebo muitas visitas de amigos de outros lugares, na maioria artistas, que vinham e acabavam trazendo na mala algo para mostrar à comunidade, sempre no terreiro de alguns vizinhos". 

A data do Festival coincide com o aniversário de Violeta, sua filha mais velha, que completa 11 anos, daí o nome e a idéia do festival, que também remete ao espiritual:  "Eu sou uma das pessoas que acreditam que quando a gente está meditando, em oração, vibrando coisas boas, isso é expresso por meio de uma chama violeta", explica Odília.

"Tenho poucas certezas nesta minha existência! Duas delas é o poder de transformação que a arte é capaz e a riqueza de ter do lado grandes amigos!

A terceira é que juntando estas duas primeiras fazemos uma revolução! E hoje mais necessário que ontem, entendo a necessidade de união e aqui me reafirmo enquanto mulher, artista e mãe sertaneja que sou!

Filhas de Odília Nunes apresentam "Nós sem nossa mãe" (Foto: Tiago Henrique/Divulgação)

Sigo aqui firme e forte com a arte dum lado e amigos do outro teimando em compartilhar amor.

Muito amor materializado em teatro, circo, cinema, música e poesia! É esse sentimento que alimenta o CHAMA VIOLETA nosso primeiro festival de artes no Sitio Minadouro pra iluminar nosso chão pois chegou a vez de dizer novamente em alto e bom tom que No meu terreiro tem arte!" 

Programação completa: 

1 de novembro

8h - Escola Rural Bernardo Nunes:
Narração de histórias, com Gisélia Lima
Brincadeiras diversas, com Juan Isaza
17h - Terreiro de Dona Mariquinha:
Trupeçando – a Trupe de um Homem só, com Allan Barros
20h - Terreiro do banco de sementes:
Projeção dos filmes: “O Jumento Santo” e “O Circo”

2 de novembro

17h - Terreiro de Dona Sônia
Re te tei, com a Tropa do Balaco Baco
20h - Labirinto do Vale das Juremas:
Medusa, com Fabiana Pirro

3 de novembro

17h- Terreiro de Dona Tilinha:
Violetas da Aurora , o encontro, com Coletivo Violetas da Aurora
20h - Terreiro do Vale das Juremas:
Sarau das folias: “Nós sem nossa Mãe”, com Violeta e Helena Nunes
Ingazeira: 
“Saia o que saia”, com Juan Isaza
Poesia Declamada com  Isabelly Moreira
Coco Valete Senna de Arcoverde

4 de novembro 

17h- Praça de Santa Rosa:
Revolta no país dos retalhos, com Teatro de Retalhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário