terça-feira, 30 de outubro de 2018

70 anos da escola Ernesto: Um passeio na memória da escola com Salete Menezes

Editorial exclusivo, especial dos 70 anos da Escola Ernesto de Souza Leite

Mais Tuparetama

Foto: Divulgação/Internet 

Relato poético emocionante da ex-professora Salete Menezes, sobre a atual Escola Estadual Ernesto de Souza Leite que completou 70 anos no dia 28 de outubro. Como parte das celebrações dos professores e alunos, a escola ganhou este presente da sua Ilustríssima ex-professora que também é autora do Hino do Município de Tuparetama ao lado do esposo Pedro Torres Tunú, ex-prefeito da cidade.

Fiquem com este presente de Dona Salete Menezes:

Eu era professora de uma turma de 19 alunos da "quinta série primária" no Grupo Escola Ernesto de Souza Leite (G.E.E.S.L) Era o último ano do "Curso Primário" e última turma.

Trabalhamos com afinco, eu e meus alunos, a fim de angariar recurso para fazermos uma festa de "Formatura". Fazíamos rifas, comidinhas para vender nos recreios e shows no "Pajeú Clube". Canto, dança, poesia e jogral.

Fizemos uma apresentação com meninas menores que não eram da turma com trajes típicos do Brasil, Índia, Japão, Holanda e Espanha. As bonecas eram:

Maria de Cateta a indiana; Neuman Viana  a japonesa; Gracinha de Chico Luciano  a baiana; Alda Souto  a espanhola e Janileide de Seu Pretinho  a holandesa. 

Foto: Arquivo da Casa da Cultura 

Cada boneca tinha um padrinho. Aquele que colocasse mais dinheiro num envelope que seria lacrado e aberto na hora seria o vencedor junto com a ganhadora em primeiro lugar. Lembro-me que quem venceu foi Neuman, cujo padrinho era Seu Zé de Zezinho. (i.m.)

Conseguimos, com o dinheiro arrecadado, comprar a "farda de gala" para todos os alunos que consistia numa saia de crepe azul pregueada para as meninas e calça para os meninos com blusa de seda branca e gravatinha laço ou borboleta. 

Além da "Excursão" que fizemos à cidade de Arcoverde, hospedando-nos no "Hotel sertanejo" do senhor Levino (i.m.), fomos na camionete de seu Antônio Souto (i.m.) dirigida por Heleno Torres (i.m.)

Passeamos conhecendo a cidade: a "Fazenda Modelo", a "Estação de trem" e a “Rádio Cardeal (com direito ao anúncio na rádio da nossa visita)”.

Enfim, depois de um dia cheio de descobertas, voltamos chegando pela madrugada. Exaustos, porém felizes!

Foto: Arquivo Casa da Cultura 

No dia da "Formatura" na entrega dos "Diplomas", oferecemos petiscos com refrigerante aos pais e alunos. Tudo muito bem elaborado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário