sábado, 28 de julho de 2018

“UFPE no meu Quintal” traz conhecimento e experiências para o nosso município

Projeto “UFPE no meu Quintal” traz conhecimento e experiências para o sertão do Pajeú em Tuparetama-PE

Mais Tuparetama /  Gustavo Augusto – Coordenador 
da equipe de comunicação do UFPE no meu Quintal

Foto: Tarcio Lopes

A terceira edição do projeto “UFPE no meu Quintal” teve início neste domingo (22), no município de Tuparetama, no sertão do Pajeú, localizado a 352km de Recife, nos dias 22 a 29 de julho. Assim como nas edições realizadas em Tabira (2017) e Iguaracy (início de 2018), o projeto é fruto da parceria entre a prefeitura e a Universidade Federal de Pernambuco através da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) e o Centro Acadêmico de Vitória (CAV).

A proposta do UFPE no meu Quintal é trazer estudantes universitários para municípios do interior, para realizar cursos e capacitações variadas, com eixos temáticos que variam entre Cultura, Saúde, Educação, Esportes, Meio Ambiente e Tecnologias sociais. Em Tuparetama, 80 estudantes realizarão 45 oficinas, distribuídas em quatro escolas, um ginásio, uma academia ao ar livre e nas Secretarias de Cultura, Educação e Saúde. É importante destacar a iniciativa da utilização de um container móvel no centro da cidade trazido pelo projeto, que está sendo utilizado para a exibição de filmes e as demais oficinas. 

Dentre os temas apresentados, estão a "Educação Física para Crianças", "Libras no Contexto Escolar", "Imaginário no Continente Africano", "Violência contra Mulher", "Prática Sustentável do Ecossistema da Caatinga", entre outros. Também houve a visita dos universitários ao distrito de Santa Rita, localizado a 27km do centro. Na escola Anchieta Torres, foram realizadas as oficinas “Tratamento de dejetos e manejo defensivo”, “Noções de direito”, “Práticas alternativas de convivências para o uso sustentável do ecossistema caatinga” e “Tratamento de água e descarte do lixo”. 

E assim como nas operações anteriores, o projeto UFPE no meu Quintal trouxe para Tuparetama grupos de tênis, tiro com arco, kung fu, jiu jistu e defesa pessoal, que trabalharão em atividades nas escolas e ao ar livre no centro da cidade nos dias 25 e 26 de julho, e que contaram com mais de 100 inscritos somente no primeiro dia.

As prefeituras interessadas em acolher o projeto UFPE no meu Quintal, assim como empresas que possam fechar parcerias com o projeto, podem entrar em contato pelo e-mail: prefeituranomeuquintal@gmail.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário