terça-feira, 8 de maio de 2018

O SANAR, Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas da X GERES chega a 2 escolas municipais de Tuparetama

A Escola Anchieta Torres, no distrito de Santa Rita, vai receber o programa na manhã da quarta-feira 9 de maio

Da assessoria de Imprensa do 
Governo  de Tuparetama

Foto: Fábio Rocha

A prefeitura de Tuparetama através da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Município recebeu o SANAR, Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas, da X Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (GERES) de Afogados da Ingazeira, nesta terça-feira (08). O objetivo deste programa é identificar alunos das escolas municipais com tracoma.

A Escola Francisco Zeferino Pessoa, no Bairro Bom Jesus, recebeu o programa na manhã desta terça-feira 8 de maio e volta a receber na tarde do dia 9 de maio. A Escola Anchieta Torres, no distrito de Santa Rita, vai receber o programa na manhã da quarta-feira 9 de maio. Estão passando por o programa os alunos de 5 a 14 anos.

Segundo Alessandra Noé, Sanitarista do Senar da X GERES quem escolheu estas duas escolas municipais foi a Secretaria de Saúde de Pernambuco. “Se a incidência for alta avaliam a possibilidade de fazer em todas”, disse Alessandra.

Nestes 2 dias em que o programa vai está em Tuparetama todos os alunos destas 2 escolas municipais vão ser consultados. “Estamos examinando cada criança, uma por uma”, disse Ari Muniz, Coordenador da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Tuparetama.

O trabalho do SANAR na Escola Franacisco Zeferino Pessoa recebeu o acompanhamento de  Apoliana Rocha, Coordenadora do Alfabetizar com Sucesso desta escola. “Ocorreu tudo bem e das crianças aferidas apenas 3 foram detectadas”, disse Apoliana.

O tracoma é uma doença causada por a bactéria Chlamydia trachomatis que cega. “É transmitida facilmente no contato pessoa a pessoa”, disse Alessandra. A prevenção do tracoma é realizada com hábitos de higiene praticados por toda a comunidade.

A GERES trouxe para Tuparetama um 2º programa

A X GERES de Afogados da Ingazeira trouxe para Tuparetama junto com o Programa SANAR uma equipe para supervisionar o trabalho de campo da vilgilância municipal. Estavam na equipe Everaldo Brito, Suporte Técnico dos Sistemas de Informação das Arboviroses e Chagas da X GERES e Elaine Leite, Apoiadora das Arboviroses e Chagas da X GERES. O Coordenador de Endemias do Município de Tuparetama, Manoel Teixeira esteve com a equipe.

As arboviroses incluem a dengue, a zika vírus e a febre chikungunya. Para Alessandra este trabalho de vistoria é necessário para acompanhar o desempenho do município na área. “Para avaliar a qualidade das ações dos agentes de endemia do município”, disse Alessandra.

Segundo Ari, estas arboviroses estão controladas no município de Tuparetama sem apresentar nenhum caso, apenas algumas suspeitas por conta das últimas chuvas que foram descartadas. “Estamos em alerta para qualquer coisa fazer os bloqueios e as ações necessárias”, disse Ari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário