quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A prefeitura de Tuparetama iniciou Ação de Combate e Prevenção da Hanseníase em 24 de janeiro

Hanseníase acomete nervos e pode incapacitar portador da doença

Por Fábio Rocha,
Assessor do Governo  de Tuparetama

Foto: Divulgação

A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município iniciou a Ação de Combate e Prevenção da Hanseníase em 24 de janeiro de 2018. Estão participando desta ação as 3 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Tuparetama. Esta ação iniciou fazendo mensão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase comemorado todo último domingo de janeiro.

A ação da Secretaria de Saúde de Tuparetama vai acontecer no mês de fevereiro com palestras e distribuição de panfletos sobre a hanseníase. Esta doença atinge principalmente a pele e os nervos periféricos. 

“Causa manchas na pele ou o comprometimento dos nervos periféricos. As manchas perdem a sensibilidade térmica e dolorosa”, disse a Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede José Luciano de Lima, Daysa Savana.

Segundo a médica da UBS Sede, Arisneyis Perez, é importante que as pessoas ao notarem qualquer mancha na pele procurem de imediato o atendimento médico. “Ao perceber uma mancha na pele a pessoa deve vir logo ao médico”, disse Arisneyis. A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias através de tosse e espirro.

A Secretaria de Saúde de Tuparetama realiza o tratamento de 2 pacientes com hanseníase totalmente gratuito e supervisionado na residência do própria paciente. “Após a primeira dose do medicamento não há mais possibilidades de transmissão da doença”, disse Perez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário