terça-feira, 24 de outubro de 2017

Posto de Saúde Sede de Tuparetama retoma exames de prevenção de Câncer de Colo do Útero e de Mama

Os exames de prevenção começou hoje, terça-feira (24)

Por Fábio Rocha,
Assessoria do Governo  de Tuparetama

Foto: Fábio Rocha

A Secretaria de Saúde de Tuparetama está oferecendo as quartas-feiras os exames preventivos de câncer de colo do útero e de mama no Posto de Saúde Sede, José Luciano de Lima. Especialmente nesta semana estes exames estão sendo realizados nesta terça-feira (24) a partir das 18hs, na quarta-feira (25) das 7hs às 12hs, das 14hs às 16hs e à noite a partir das 18hs, na quinta-feira (26) das 7hs às 12hs e das 14hs às 16hs. A marcação do atendimento deve ser feita no próprio Posto de Saúde Sede.

Os dias de realização dos exames de prevenção de câncer de colo de útero e de mama foram aumentados esta semana porque há algum tempo os enfermeiros estavam proibidos por liminar de realizarem este trabalho. Esta liminar o Tribunal Regional Federal da 1º Região suspendeu em 18 de outubro 2017. “A liminar proibia o enfermeiro de requisitar exames, realizar consultas e prescrever tratamento aos pacientes da Atenção Básica de Saúde”, disse a Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede, Daysa Savana.

Segundo Daysa, é indicado a mulher fazer a prevenção de câncer de colo do útero a partir da 1º relação sexual 2 vez ao ano. O exame clínico do câncer de mama deve ser realizado no mínimo 1 vez ao ano. “O autoexame da mama deve ser feito todas as vezes após cada menstruação”, disse Daysa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário