quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde de Tuparetama está vacinando contra Papiloma Vírus Humano e meningite C

O Papiloma Vírus Humano é responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero

Da Redação do Mais Tuparetama com
Informações e foto da Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama



A secretaria de Saúde de Tuparetama está vacinando contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a Meningite C os meninos, de 12 a 13 anos, e as meninas de 9 a 13 anos. O objetivo da vacina Papiloma Vírus Humano é proteger as meninas contra o câncer de colo do útero, dentre outros, e os meninos contra o câncer de pênis, garganta e ânus. Já a da Meningite C tem o objetivo de reforçar a eficácia da vacina meningocócica C em ambos os sexos.

As vacinas estão sendo aplicadas na rede de postos de saúde e escolas do município. Os pais precisam autorizar a vacina comparecendo ou assinando a autorização que os agentes da secretaria de saúde estão entregando aos alunos nas escolas. A criança pode receber a vacina até os 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Para que fique imunizada a criança deve receber duas doses, uma agora e outra após 6 meses.

O Papilo Vírus Humano ao atingir as meninas pode causar lesões pré-cancrosas como as verrugas genitais e infecções que podem desenvolver o câncer da vulva, do colo do útero, da vagina e o anal.

Esta vacina é quadrivalente, ou seja, protege contra 4 tipos de Papiloma Vírus Humano: 6, 11, 16 e 18. Dois deles (6 e 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (16 e 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero. As vacinas fazem parte do Calendário Anual de Vacinas do SUS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário