segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Veja como foi o Programa Tupã debate do ultimo sábado 21

O programa de rádio "Tupã em Debate" teve na manhã/tarde desse sábado (21), mais uma roda de debate com secretários e profissionais de saúde do município

Da Redação do
Mais Tuparetama / Eva Vilma

Alex Gomes (Secretário de Saúde), Dra Clarissa Siqueira, Eva Vilma e o Secretário de Cultura Fernando Marques. Programa Tupã debate  21 de Janeiro de 2017 (Foto: Mais Tuparetama)

O Secretário do secretário de desenvolvimento rural, Paulo de Zéze que abriu a séria de entrevistas do dia falando das principais ações desenvolvida por sua pasta nesses primeiros 21 dias de gestão.

Paulo destacou as ações emergenciais no abastecimento de água que está sendo feito através de dois carros pipas e a compra de uma bomba para a comunidade de Barriguda além de concertos de outras duas. Na comunidade de santa Rita Paulo disse que já foi cortado o dessalinizador  que abastece aquela comunidade com água potável. Paulo se diz esperançoso com a chegada do inverno e disse que a prefeitura estará pronta para trabalhar junto ao homem do campo na preparação da terra.

O secretário Municipal de Saúde Alex Gomes e alguns profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que retomou suas atividades desde a primeira semana de janeiro/2017. Na ocasião, Alex Gomes saldou sua equipe em geral, fazendo alguns esclarecimentos acerca de sua gestão e do novo modelo de saúde para Tuparetama. Sempre lembrando do compromisso que a sua secretaria tem com a população rural e urbana, de trazer maior qualidade nos atendimentos clínicos, complementares e ações de políticas de saúde, sem distinção de qualquer espécie aos que procuram o serviço SUS, seja na Atenção Básica/ Hospital/ e demandas para fora do município.

Programa Tupã debate  21 de Janeiro de 2017 (Foto Mais Tuparetama)

Em seguida a Fisioterapeuta Dra. Camila Patriota fez alguns esclarecimentos sobre a volta do NASF, após ter ficado três meses sem funcionamento, pois desde outubro de 2016 o programa não realizava nenhum procedimento no território, deixando a população Tuparetamense desassistida pelo programa do governo que é de fundamental importância atuando diretamente com as UBS Sede, Vila Bom Jesus e Santa Rita - Concluiu sua fala informando sobre os integrantes da nova equipe e que tudo caminha bem no andamento para os devidos procedimentos do serviço.

Na sequência a Psicóloga Dra. Eva Vilma que também faz parte dessa nova equipe, pontuou informações relevantes sobre o "Janeiro Branco", que é uma Campanha de nível nacional, criada há três anos no Estado de Minas Gerais, voltada para a importância do cuidar da Saúde Mental que esse ano veio como o tema: "Quem cuida das emoções, cuida da vida" - Frisou bem sobre a necessidade das pessoas deixarem o preconceito social que vem desde a época dos manicômios e de uma sociedade pautada na farsa das aparências de nobreza pura e maldosa com os sofredores de saúde mental há séculos da nossa história, para que comecem a mudança em si, procurando os serviços da saúde, em especial o NASF para busca de atendimento e cuidados necessários à psique (mente). 

Uma vez que somos feitos de corpo e alma - disse a Dra Eva Vilma, precisamos de saúde mental para o corpo não padecer com as somas de problemas e adversidades que enfrentamos no percurso de nossas vidas. Ficando assim, à disposição para maiores esclarecimentos e disponibilidade de atendimento juntamente a suas demais colegas de trabalho. Vale lembrar que o NASF tem como ponto de apoio a UBS Sede e conta no momento com três profissionais: Fisioterapeuta, Psicólogo Clínico e Nutricionista.

A secretária de Ação Social Roseane, falou da sua pasta e a equipe que estará com ela para desenvolver os  projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos: crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade. Roseane disse que irá manter os programas já existente e fazer um planejamento junto aos novos orientares afim de promover   políticas sociais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população urbana e rural do Município, promover convênios para fomentar iniciativas para a geração de trabalho, emprego e renda como os cursos profissionalizantes.

Também marcou presença a Dra Clarissa Siqueira que é a Farmacêutica responsável pelo andamento e organização dos fármacos do nosso município, atuando na atenção básica e ações em geral referentes aos serviços da Secretaria Municipal de Saúde: explicou os procedimentos e demandas de sua área com ótimas propostas de melhorias, orientações  e profissionalismo.

Alex Gomes fez suas considerações finais e agradeceu a oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo ofertado à frente de sua secretaria, a qual também conta com o profissionalismo da coordenadora geral de atenção básica Kelly Gomes.

Finalizamos a matéria de hoje com a frase para reflexão a todos os profissionais da saúde:

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung




Nenhum comentário:

Postar um comentário