sábado, 28 de janeiro de 2017

Saúde de Tuparetama inova ao oferecer especialistas pediátricos

São duas modalidades pediátricas: a odontopediatria e a clínica

Da Redação do Mais Tuparetama / Informações da
Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama


Uma das novidades na saúde de Tuparetama é a pediatria. Esse é um atendimento que o prefeito Sávio Torres, através da Secretaria de Saúde do Município, passa a oferecer a população. A médica Drª Micheline Alves vai estar a cada quinze dias num Posto de Saúde diferente, realizando exame clínico, avaliação nutricional, entre outras queixas relacionadas a saúde das crianças de nosso município. Em seu primeiro atendimento mais de 35 crianças foram consultadas.


Próximo dia 02/02 é a vez do Posto da Vila Bom Jesus receber a pediatra e dia 09/02 do Posto de Santa Rita. A marcação da consulta é feita no próprio Posto de Saúde até o dia anterior ao da consulta, basta apresentar a carteirinha do SUS, a identidade e comprovante de residência.

Odontologia nos Postos

Foram instalados novos equipamentos odontológico nas UBS Sede, Vila Bom Jesus e Santa Rita, além da compra de material odontológico (emergencial) para que se iniciassem os atendimentos de extração, obturação e aplicação de flúor.

A especialidade odontopediatria é oferecida uma vez por semana em cada um dos UBS com atendimento da Drª Janileide Nascimento. “Essa era uma área da saúde que estava totalmente esquecida e estamos devolvendo à população”, falou o Secretário Pr. Alex Gomes.

Médico Clínico nos Postos

Todos os Postos de Saúde têm médico clínico de segunda-feira a sexta-feira. Vale ressaltar que o clínico geral folga um dia por semana em cada UBS. Então, na quarta-feira o clínico folga na UBS sede, na sexta-feira na UBS da Vila Bom Jesus.


E na UBS do distrito de Santa Rita o atendimento é com o médico clínico, Dr Renato Grangeiro, nas terças-feiras quinzenalmente, em substituição a Dra. Isabela que entrou de licença médica para procedimentos cirúrgicos. Mas que no próximo dia 06 de fevereiro estará de volta aos atendimentos.

Vacinação nos Postos

A vacinação que é muito relevante tanto para os jovens quanto para os idosos, pode ser encontrada nos postos de segunda a segunda. Entre outras oferecidas está a ABCG, aquela aplicada nos bebês no primeiro mês de vida e é essencial. Isto porque protege contra a tuberculose, doença que ainda tem grande incidência no Brasil. É necessária apenas uma dose da BCG. Esta vacina se caracteriza por uma reação no braço do bebê que ocorre de duas semanas a um mês após a injeção ter sido aplicada.

A Tríplice Viral é aplicada no combate ao sarampo, a rubéola e a caxumba. O Teste do Pezinho que é feito apenas na UBS sede, o mesmo ocorre com a vacina contra a febre amarela. Essa é aplicada apenas em pessoas que irão viajar para outros Estados e deve ser tomada com dez dias de antecedência a data da viagem.

Horário de atendimento dos Postos

Unidade Básica de Saúde José Luciano Lima ( SEDE)
07:00 às 12:00
14:00 às 16:00

Unidade Básica de Saúde Vila Bom Jesus
07:00 às 12:00
14:00 às 16:00

Unidade Básica de Saúde Santa Rita
07:00 às 13:00



Nenhum comentário:

Postar um comentário