sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Nossa Terra, nossa gente: Pananca pai e Zé de Pananca, cultura campesina...

A equipe do Mais Tuparetama, visitando a zona rural do nosso município deu continuidade a série de reportagens sobre personagens, pessoas comuns, incluindo artistas que vivem no anonimato que fazem parte de nossa história. 

Hoje vamos falar sobre "Pananca" e seu Filho Zé de Pananca. Pananca que reside no Distrito de Santa Rita é um velho Sanfoneiro que por muitos anos animou os Forró daquela redondeza. Ele lembrou dos bons Forró do sítio consulta, o Forró de Pachita no Cajueiro e Bonfim e Santa Rita. Encontramos Pananca fazendo carvão (Atividade comum dos pequenos agricultores) Ele disse que não toca mais seu fole que o mesmo deu de presente para seu filho ZÉ.


Encontramos Zé de Pananca tocando seu fole. Zé é pai de sete filhos, vive da agricultura  e    criação     de   pequenos animais, reside também no Distrito de Santa Rita. Quando é convidado para animar um forró ele vai como muita disposição.

Zé agora tem a missão de levar o ofício de tocar sanfona e animar os Forró pé de parede como fazia seu pai.Com toda simplicidade Ele nos recebeu em sua casa e ainda tocou a sua sanfona de oitenta baixos enquanto a meninada corriam no terreiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário