quarta-feira, 20 de julho de 2016

Entrevista com ex prefeito Sávio Torres. "Uma vida à serviço de Tuparetama"

Convidado pelo Site Mais Tuparetama, o ex gestor Sávio Torres nos concedeu entrevista e aproveitou o momento para falar sobre sua trajetória empresarial e política e os oito anos à frente do executivo de nossa cidade 

Entrevista com ex prefeito Sávio Torres. "Uma vida à serviço de Tuparetama" (Foto Mais Tuparetama)

Numa conversa que passeou pelo nascimento do nosso município e as conquistas mais importantes do nosso povo, Sávio rememorou a sua juventude, o começo da vida pública, o sucesso no comércio, e a satisfação de ter colaborado ativamente com o desenvolvimento e a qualidade de vida dos tuparetamenses.

Domingos Sávio da Costa Torres é filho de João Tunú, primeiro prefeito do nosso município e de Josefa Torres, precursora da presença feminina na vida pública de nossa cidade e lembrada pelo inegável trabalho de assistência social que desenvolveu em nossa comunidade.

Irmão do ex prefeito e ex presidente da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco) Pedro Torres Tunú, Sávio iniciou a sua trajetória acompanhando o irmão nas atividades públicas e ajudando o pai nas atividades comerciais da família.
Formado em Economia e pai de três de filhos, Sávio desde cedo demonstrou vocação para política aliada à capacidade de gestão.

Independente de mandato eletivo, Sávio desde a juventude contribuiu com a nossa cidade. Auxiliando o irmão Pedro Torres na conquista de Iluminação Pública, Barragens, Banco do Brasil, Hospital Municipal, Rodoviária, Mercado Público e demais conquistas. [...]

1. MAIS TUPARETAMA: Fale sobre sua trajetória política (Do começo da carreira até o presente momento). O que o habilita a exercer, pela terceira vez, o cargo de prefeito de Tuparetama?

SÁVIO TORRES: Desde muito jovem participo do movimento político de nossa cidade, mesmo antes de ser eleitor já atuava nas discussões, tinha o meu posicionamento e a minha torcida definidos.  Apesar de tudo que enfrentamos quando nos dispomos a ingressar na vida pública, dissabores, incompreensões, etc, sempre acreditei que a política era o caminho que nos daria condições de servir, ajudar e melhorar a vida das pessoas. Antes mesmo de ingressar efetivamente no meio público, eu, fascinado pela política e com a inquietude peculiar da idade, me interessava por tudo àquilo que estava acontecendo no estado, no país e no mundo. Consequentemente, de forma natural, vesti a camisa das necessidades do nosso município e, com uma reunião de forças, conquistamos importantes avanços para nossa cidade, como por exemplo, o sistema de telefonia e a construção de várias barragens. Vivemos períodos difíceis em épocas de seca, e eu, procurei sempre dispor de condições para ajudar a comunidade e evitar a prática de saques que era comum em nossa região em tempos críticos. 

Quando ainda não existia transporte público a serviço dos esportistas, de forma particular sempre deixei ao uso irrestrito dos de nossa cidade, um veículo para transportá-los para as competições fora de Tuparetama. 


Por acompanhar o meu irmão Pedro Torres na atividade política, e protagonizar mesmo sem mandato, algumas conquistas, aliado ao desempenho interno do nosso grupo, surgiu o convite para integrar a chapa como vice-prefeito de Pedro Torres – eleição atípica em nossa cidade, onde fomos candidatos únicos e como reconhecimento do trabalho prestado, obtivemos uma larga votação.

Com o serviço realizado como vice-prefeito, e uma sucessão de avanços da gestão Pedro-Sávio, fui conciliando a minha atividade empresarial com a atividade pública. Assim, conseguimos contribuir de ambas as formas com a geração de empregos, a economia e a qualidade de vida dos nossos Tuparetamenses. 

Em 2004, venci a eleição para prefeito no nosso município com o saudoso companheiro João Martins Feitosa, e conseguimos realizar um mandato que modificou para melhor a vida de nossa cidade.

Em 2008, fui reeleito pela confiança e reconhecimento do povo, onde pude contribuir mais ainda com a realização de grandes obras e o cuidado com as pessoas.

Dessa forma, acredito que a nossa história dedicada à Tuparetama e a realização concreta de tantos serviços nos credencia para mais uma vez dispor do nosso nome e atender a um chamado do nosso grupo e da população para mais uma vez percorrer o nosso município, receber o abraço dos meus irmãos tuparetamenses e poder levar uma palavra de confiança, para, se mais uma vez puder contar com a confiança do povo, contribuir novamente, agora com mais experiência, tranqüilidade e a união que tanto me orgulha em nosso grupo, deixar mais uma marca de progresso e honestidade em nossa cidade.

2. MAIS TUPARETAMA: Este ano você irá concorrer pela 4ª vez à prefeitura de Tuparetama. Existe algum impedimento a sua candidatura como afirmam alguns adversários?  Quais as principais dificuldades enfrentadas até agora e como estão os preparativos e adesões para a próxima campanha eleitoral?

SÁVIO TORRES: Esse assunto já foi amplamente discutido e tenho plena convicção que serei candidato. De 8 anos de mandato, já tenho 7 contas aprovadas pelos órgãos competentes. Tenho plena certeza que a legitimidade da justiça irá confirmar a vontade das ruas. Esse clima de insegurança que a oposição tenta criar em relação a minha candidatura não atinge a unidade do nosso grupo e a confiança do povo em nosso trabalho.

Estamos preparados, unidos e fortalecidos para fazer uma campanha sem ataques e sem perseguir o nosso adversário. Uma campanha limpa e de união, porque temos uma ampla lista de serviços prestados ao nosso município. A população conhece o nosso trabalho, o nível do nosso debate e o respeito que procuramos manter sempre com as pessoas. Isso nos dá confiança que teremos uma eleição democrática e respeitosa.

A cada dia recebemos a palavra de apoio dos amigos, a confirmação divina que estamos no melhor dos caminhos e muitas adesões. Não tem como a expectativa não ser maravilhosa. Tuparetama merece e vai reencontrar  o caminho do progresso.

3. MAIS TUPARETAMA: Tendo assumido a prefeitura das mãos de um adversário, assim como o atual prefeito, que providências você adotou para resolver os problemas encontrados no início do seu primeiro mandato?

SÁVIO TORRES: Quando assumi a prefeitura em 2005 não olhei pra trás para apontar os erros da antiga gestão, procurei caminhar para frente e ver onde podíamos acertar para fazer um governo eficiente e operoso. Tive a felicidade de contar com uma equipe obstinada, destemida e competente; que não mediu esforços para me ajudar a tirar do papel as nossas propostas para Tuparetama. Tive a preocupação de fazer pesquisas de avaliação popular e acompanhar o retorno da povo em relação ao trabalho que estávamos prestando. Assim sendo, chegamos ao final do segundo mandato com 94% de aprovação.

Eu sempre tive a consciência que o município sozinho não tinha condições de realizar as obras as quais necessitava. Portanto, bati diversas vezes na porta do Governo Estadual e Federal, e foi através dessas parcerias e do bom uso que fizemos dos nossos recursos próprios que conseguimos deixar em Tuparetama tantas obras importantes, e fico feliz quando vejo a população usufruindo, pois foi ela a motivação de trabalhar todos os dias por nossa terra.



4. MAIS TUPARETAMA: É do conhecimento de todos que, desde o início do mandato, o atual prefeito tem batido muito na tecla da honestidade e da probidade administrativa como características principais da sua gestão. Sobre estes aspectos como você avalia os seus dois mandatos e o mandato do atual prefeito.


Nos nossos 8 (oito) anos de governo a probidade administrativa e a honestidade não foram apenas discurso, foram práticas. Como qualquer outro funcionário da prefeitura dei expediente integral durante nossos mandatos. Uma gestão proba é uma gestão que aplica bem os recursos e constrói o que a população necessita. Foi o que fizemos em cada obra, em cada serviço prestado. O zelo com que cuidamos de Tuparetama e a aprovação popular e dos órgãos competentes acerca das nossas contas confirmam que fizemos de tudo por nossa terra, com responsabilidade com o  erário e norteado pelos princípios que regem a administração pública. Temos a consciência tranquilidade que doamos integralmente o nosso esforço, a nossa capacidade e fizemos do desenvolvimento de Tuparetama a causa das nossas vidas. Quem tem o histórico de trabalho que o nosso grupo possui tem a credibilidade da população no que tange a honestidade e ao respeito ao patrimônio do povo. Avalio nossos mandatos como gestões que procuraram acertar em tudo que fizeram, e, acertamos muito. A gestão pública requer planejamento e seriedade na prestação do serviço e esses foram os nossos objetivos. Quanto a gestão do atual prefeito, não sinto que devo avaliar. Não é do nosso perfil tecer avaliações sobre práticas dos adversários, apenas torcer para que acertem, para que o povo de nossa cidade não deixe de ser beneficiado. A população foi às urnas em 2014 votar nos candidatos do atual prefeito, e já deu uma demonstração de insatisfação com o governo que tinha quase dois anos a frente da prefeitura. Eu prefiro a avaliação das ruas e das urnas, e nesse próximo pleito, a população será chamada mais uma vez para avaliar e escolher o que quer para nossa cidade. 

5. MAIS TUPARETAMA: Você concorda que, passadas as eleições, o palanque político deve ser desmontado?

SÁVIO TORRES: Política se faz com um debate sadio e respeito ao povo. O período eleitoral deve estimular a reflexão sobre a democracia, o governo e as necessidades da população. É necessário que se entenda que temos dois momentos muito definidos, as eleições e o governo. Nas eleições somos candidatos de muitos. No governo, somos gestor de todos. O palanque político só deve durar até o primeiro dia da gestão. Quando viramos governo a nossa preocupação deve ser primordialmente a cidade, e deixar a disputa política para os anos eleitorais. Foi assim que fizemos e contribuímos para o debate político em nossa cidade. 

6. MAIS TUPARETAMA: Como você avalia o mandato do prefeito Deva Pessoa e o que mais pode ser feito pela nossa Princesinha do Pajeú?

SÁVIO TORRES: Muito ainda deve ser feito por Tuparetama. Não existe uma cidade pronta, estamos em constante desenvolvimento e a cada dia surge um desafio inovador, que nos inspira e nos motiva a trabalhar e buscar solucionar os anseios do povo. O mandato do prefeito Deva Pessoa, mais uma vez repito, deve ser avaliado pela população de Tuparetama, de preferência nas urnas para a soberania popular legitimar a avaliação do povo. 

7. MAIS TUPARETAMA: Todo governo, ao final do mandato, deixa uma marca que o distingue. Quais foram as suas principais realizações e qual a marca do governo Sávio Torres? 

SÁVIO TORRES: Tivemos a felicidade de contribuir bastante em cada área do nosso município. A zona rural teve uma atenção especial no nosso governo, assim como diversas obras beneficiaram a população urbana. Se eu pudesse sintetizar o que procuramos fazer nesses oitos anos de governo, eu o sintetizaria com: TRABALHO. 

Quando construímos, estamos gerando além de emprego, cidadania e dignidade para a população, e isso foi visto em oito anos do nosso governo. Construímos muito em Tuparetama, fizemos obras relevantes para a população e cuidamos das políticas públicas de assistência. A nossa gestão na saúde foi premiada entre as cem melhores do País. A Educação despontou com índices que a colocaram como referência no Estado e no País. Não fiz nada sozinho, o nosso governo foi formado por homens e mulheres de bem que acreditaram numa Tuparetama melhor a fizeram. 

Liderei um governo sério, de funcionários competentes e comprometidos com o município. Respeitando às pessoas e cuidando com responsabilidade do que é de todos. 

8. MAIS TUPARETAMA: Faça uma crítica ao seu próprio governo, apontando, erros e acertos da sua gestão. Onde errou, e o que pretende fazer para acertar?

SÁVIO TORRES: Quando cheguei à Prefeitura em 2005 a minha ânsia de realizar era maior do que a de planejar. Eu vinha da experiência da iniciativa privada e um desejo de realizar muito na gestão pública. A Gestão Pública exige planejamento estratégico, e, acredito que podíamos ter planejado melhor algumas ações. 

A nossa vontade de executar era tamanha que apenas com o anúncio da garantia de um recurso para determinada obra eu já colocava o time em campo, sem me ater às questões mais burocráticas, mesmo assim, isso não nos impediu de construir um legado de honra e trabalho em nossa cidade.

Se tivermos uma nova oportunidade, faremos um governo equilibrado, com mais tranqüilidade e experiência e um investimento nunca visto na área da saúde, que infelizmente vive dias amargos na atual gestão. A saúde será nossa prioridade para que a população tenha um governo presente na hora que mais precisar. Uma assistência que respeite a população e que não use de pedantismo na hora de receber quem procurar a prestação do serviço público.

Não vamos medir esforços para construir um governo com atenção irrestrita para a população mais carente do município. Vamos inverter a lógica erroneamente utilizada no serviço público, onde os mais beneficiados são os que menos precisam. Vamos colocar a máquina para funcionar realmente para quem precisa dela, com respeito e dignidade. Para quem bater a porta de qualquer posto de saúde ou do Hospital encontrar não só o que precisa naquele momento, mas a confiança, de que, se precisar voltar, será recebido com respeito e eficiência.


Conforme preceitua a Inteligência do art. 16-A, da Resolução-TSE nº 22.718/2008 é PERMITIDO ao pré candidato, a participação ou concessão de entrevistas nos canais de comunicação, onde poderá se posicionar em relação aos temas de interesse público (como saúde, educação, etc), desde que não haja pedido explícito de voto.




Um comentário:

  1. Digno de voltar a ser prefeito.Fez muito e acredito que ainda fará por Tuparetama!Sávio é progresso e luta por uma melhor Tuparetama.

    ResponderExcluir