sábado, 9 de janeiro de 2016

Feliz aniversário BALAIO CULTURAL

Há cinco anos nascia o Balaio Cultural de Tuparetama. Como toda criança inocente, não fazia ideia da dimensão e da importância que viria a ter no cenário cultural da região, ou mesmo, que se espalharia pelo país inteiro.

O primeiro evento surgiu como uma festa feita pela comunidade artística do Pajeú e regiões vizinhas para arrecadar fundos para o tratamento de uma conterrânea com um problema grave de saúde.

Não fazia ideia, entretanto, que viria a ajudar, também, na cura de uma enfermidade no organismo da cultura do Brasil, especialmente, do semiárido brasileiro.

Com a participação voluntária de artistas nacionais e até do estrangeiro, o Balaio Cultural se transformou ao longo do tempo num modelo seguido e replicado por muitas outras cidades do Brasil, e já não dá mais pra enumerar. Basta dizer que quase a totalidade das cidades do Pajeú contam com um evento similar de mesma grandeza e importância.

Trata-se de um imenso Sarau no coração do sertão, com a reunião de Poetas cantadores repentistas, glosadores, declamadores, emboladores, com música, teatro, dança e mais uma infinidade de outras manifestações culturais e folclóricas do Brasil.

Num pais onde a cultura é industrializada, empacotada e distribuída à população para atender a interesses nem sempre nobres, o Balaio Cultural é o pilar de um movimento independente de fortalecimento, divulgação e promoção das manifestações culturais e artísticas mais autênticas e representativas do povo brasileiro.

Nesta edição de Janeiro de 2016 o Balaio Cultural de Tuparetama celebra cinco anos ininterruptos de existência e resistência. Terá a participação de Assisäo, grande cantor e compositor pernambucano de forró legítimo. Será abrilhantado, pela Vozes do Forró, banda do mentor e mantenedor do Balaio Cultural, Fernando Marques. E como prova da força geradora de cultura do Pajeú, o palco do Balaio Cultural apresentará, ainda, três nomes da jovem poesia de Tuparetama, o já rapaz Samuel Aragão que começou aos nove anos declamando no Balaio Cultural, o jovem e talentoso Matheus Rabelo, relativo do renomado jurista e Poeta José Rabelo, e a Poetisa musa do Pajeú, Mariana Verás, sobrinha de um grande sonetista e jurista do Pajeú, Sebastião de Siqueira, o Beijo.

A noite promete ser memorável e animação não falta nesse povo guerreiro, e agora com as chuvas regressando aos rios e lajedos do sertão, a felicidade está completa e cumpre desejar:

Feliz aniversário, Balaio Cultural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário