quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Eleições 2016:MENTIRAS E MENTIRAS...

Como já tem muita gente falando da verdade eu resolvi falar sobre a mentira e algumas particularidades dela. A primeira coisa que me vem à mente é de quem ela é filha, e é a partir desta ótica que passo a falar sobre este assunto, porque há mentiras e mentiras, umas mais inteligentes e outras absurdamente estúpidas, contudo, não passam de formas diferentes que o ardiloso usa para perpetrar a sua malícia.

A MENTIRA INTELIGENTE, estrategicamente articulada e desenvolvida por um indivíduo ou grupo com mesmo interesse e objetivo, tem a característica de enganar a muitos por um bom tempo, como fazem alguns candidatos ao usar da fantasia e da ilusão como escadaria para chegar ao poder sem, na realidade, jamais pensarem em fazer nada daquilo que prometem e bradam em palanque. É por esta via que nascem os santos de pau oco da política, os falsos revolucionários, os salvadores da pátria, os demagogos e outros tipinhos.

A MENTIRA BURRA, por sua vez, tem a vantagem de já sair abortada da boca do mentiroso, sem força para convencer ninguém e serve, apenas, para revelar a idiotice de quem a profere. São tão estapafúrdias e ridículas que de tão óbvias parecem comédia.

Isto ocorre, por exemplo, quando há dois grupos políticos em um determinado lugar, um deles se divide em dois menores e alguém tenta vender a mentira de ter se formado algo novo, maior e melhor que o grupo que permaneceu inteiro, coeso e firme no propósito de lutar por uma causa. Neste tipo de mentira falta um ingrediente bem simples: a lógica.

Seja burra ou inteligente, a mentira tem origem maldosa, tem pernas curtas e não prospera diante da verdade e o grande juiz esclarecedor do engodo é o tempo. Em política não é diferente e aquele que promete mundos e fundos, sem verdade no discurso, vê sua máscara cair no decorrer do mandado que os iludidos lhe conferem.

E, assim, vai se passando o tempo, as mentiras vão ruindo junto com seus colaboradores, o povo acorda, e vai se aproximando o dia de a VERDADE ser restabelecida pela voz das URNAS.


Pedro Torres Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário