quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Tuparetama, nossa terra nossa gente: Denilson Nunes, e sua fabrica de Viola e poesia



Denilson Nunes é um artista multiprofissional ,além de ser compositor, cancioneiro, poeta e repentista, Denilson também tem a incumbência de construir, manter, afinar e entender todo o processo de fabricação de violas e violões.

Visitamos o seu fabrico nos fundos de sua residencia aqui em Tuparetama,e presenciamos o processo de fabricação de uma viola sob encomenda. 

O tempo médio para a finalização de um instrumento é de sessenta dias, cada um, após esculpido, passa por um processo de secagem da madeira, para, em seguida, realizar os processos finais como lixar e pintar. “O que muda de uma peça à outra é o timbre que vai caracterizar aquele instrumento e isso depende desde a madeira até o processo final”, destaca o artista.

No início eu apenas afinava e fazia pequenos concertos nos instrumentos,com o passar do tempo fui percebendo que eu poderia também fabricar aqueles instrumentos.Continua.

Denilson já recebeu encomendas para confeccionar violas para poetas repentistas de todo Brasil,destacando uma fabricada para o poeta Valdir Telles, Raimundo Caetano, Sebastião Dias e outros. Recentemente o Caboclo Sonhador Maciel Melo fez um encomenda de um violão, e este ele próprio disse que vai sair caprichado.

O poeta ainda deu uma palhinha pra nós exibindo o seu mais novo instrumento de uso fabricado por ele um violão acústico lindíssimo.

O artista divide seu tempo na sua fabricação de violas com a vida artística,a dupla Adelmo Aguiar e Denilson Nunes faz shows em toda região levando para o palco um show de canções e poesia, além de participarem de festivais de repentes em todo nordeste.
Quer encomendar o seu violão? Ligue para o artista: (87)996267368









Nenhum comentário:

Postar um comentário