sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Estação Elevatória em construção, e água do São Francisco tem previsão para chegar em Tuparetama até Dezembro.


O Mais Tuparetama foi ver de perto como está o andamento da ESTAÇÃO ELEVATÓRIA da adutora Pajeú que está sendo construída em em Riacho do Meio.

A estação com capacidade para 400 metros cúbicos (400 mil litros) de água,que mandará água para São José do Egito, Santa Terezinha e nossa Tuparetama.

Para Tuparetama a Água virá por gravidade já que a cidade tem um declive de 42 metros em relação a estação de onde um ramal que já está quase pronto,trará o líquido tão valioso. Já para São José do Egito e Santa Terezinha precisará de bombas para bobear a água, que por sinal a casa das bombas também já está bem adiantada.



Atualmente, as 4 cidades passam por um rigoroso rodízio no abastecimento porque a Adutora do Pajeú, que capta água no Rio São Francisco, em Floresta, ainda não conseguiu chegar a São José do Egito e Tuparetama, conforme previa o cronograma inicial da obra, devido a atrasos no repasse dos recursos empenhados para a execução pelo DNOCS. Além disso, houve o prolongamento da estiagem, que já é a maior dos últimos 50 anos, deixando os mananciais da região praticamente secos.

Dentre as ações emergenciais adotadas, estão a construção de reservatórios para armazenar água em diversos pontos das quatro cidades, um sistema que levaria água da adutora até a barragem de Rosário e a readequação do rodízio.

 A 'ESTAÇÃO ELEVATÓRIA' de água no Distrito de Riacho do Meio além de energizar o sistema, interligá-lo a outros e ainda foi adquirido novas bombas. O  DNCOS elaborou o projeto e está em andamento que é orçado em R$ 500 mil.

A Estação Elevatória, seu sistema de bombeamento vai levar água para Tuparetama, Riacho do Meio e Stª Terezinha e S.J.Egito, e através do Sistema Adutora do rosário em sentido Reverso a Iguaracy e Ingazeira.




A primeira etapa da Adutora do Pajeú, que vai de Floresta a Afogados da Ingazeira, foi entregue no final de 2013 e atende as cidades de Serra Talhada, Calumbi, Flores, Carnaíba,Afogados, Quixaba e Tabira, além dos povoados de Nazaré e Canaã, no Pajeú, e Santo Antônio II, no Alto Pajeú. O trecho que vai beneficiar São José do Egito, Tuparetama, Iguaracy e Ingazeira faz parte da segunda etapa e está previsto para ser entregue pelo DNOCS à Compesa, que será responsável pela sua operação, até dezembro de 2015. Também deverão ser feitos ramais que vão derivar da primeira etapa a fim de atender as cidades de Carnaubeira da Penha, Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo.

Conversamos com um dos responsáveis pela obra e segundo ele,a previsão para que tudo esteja funcionando e a água seja distribuída, será para até Dezembro.

Essa notícia não poderia vir em melhor hora já que nossa cidade já enfrenta um sério racionamento e o reservatório que atende Tuparetama e outras cidades a barragem do Rosário, está secando, e segundo informações da compensa entrará em colapso total até o fim do ano.

Diante da grave crise hídrica que nossa região vem passando, notícia como essa vem aliviar muito o sofrimento da população que trava uma luta diária no racionamento e comprando Água.

A água do São Francisco através da adutora Pajeú é a esperança de dias melhores para nossa Tuparetama e cidades de todo Vale do Pajeú (A adutora já esta em pleno funcionamento até tabira). Que o velho Chico continue recebendo água em suas cabeceiras e matando a sede do povo sertanejo.

Por Fernando Marques (Mais Tuparetama)



Nenhum comentário:

Postar um comentário