terça-feira, 13 de outubro de 2015

Dona Dartagnan, uma história de fé e devoção... Novena Nossa Sra Aparecida 2015


Nesta segunda feira dia 12 de Outubro dia da padroeira do Brasil Nossa Sra Aparecida,aconteceu mais uma novena em homenagem a padroeira, e missa celebrada  no Cruzeiro presidida pelo Padre Ailton.

Dona  Datargnan com 67 anos de idade,e 56 anos de dedicação a esta novena. 

O mais Tuparetama conversou com a devota para entender como começou esta novena.

"Eu morava no sítio melancias município de São José do Egito,isso foi por volta do ano de 1957. Eu uma menina com 9 Anos de idade gostava muito de brincar e especialmente tomar Banho de riacho. Naquela ano houve um grande inverno e os riachos estavam cheios. Um dia de segunda-feira, minha mãe veio para feira aqui em Tuparerama, e eu junto com quatro amigas fomos tomar banho no riacho. Lembro que a correnteza estava forte e eu avistei um tronco de mulungú vindo em minha direção eu me agarrei nele e a correnteza acabou me levando Rio abaixo. Minhas amigas nada puderam fazer e eu chorando gritava p alguém me tirar dali. Naquele momento de aflição lembrei da história que minha mãe contava, de uma santa que os pescadores encontraram em um rio e que obrava milagres. Como não lembrava o nome da Santa fiz assim mesmo um pedido."

"Minha santinha escura,se a senhora me salvar dessa eu serei para sempre sua devota."
"Eu tinha longos cabelos e conforme eu tentava me agarrar em algo meus cabelos se enrolaram em um galhos de Piaca que estava na margem, ali fique presa pelos cabelos até quando algumas pessoas que deciam pelas margens do rio me procurando me viram e me retiraram.
Dartagnan depois de uma bronca de sua mãe,contou o acontecido, é a paeitr daquele ano, ela junto com sua mãe começaram a rezar a novena de Nossa Sra Aparecida."

Todos os anos ela junto com devotos, populares organizam sua casa, faz salgados e convida as crianças para celebrar esse dia.
Dartagnan também é organizadora de uma dos pastoril mais antigos da região, conta que muito jovem começou a participar de pastoril de professora Izaura no sítio Seixo.

Nossas roupas eram feitas de papel crepom,mas fazíamos tudo com muito amor.Depois que as enfrentantes do pastoril desistiram eu assumi o grupo.
Nosso pastoril já se apresentou por várias cidades, hoje mesmo cansada e de cadeiras de roda, tenho amor por essas crianças e orgulho pelo que faço.





Este ano a missa de Nossa Sra Aparecida,teve a participação de um grande número de fiéis. A  romaria seguiu até o Cruzeiro com a imagem da santa foi carregada e seguida por dezenas de fiéis. A missa foi presidida pelo Padre Ailton e acompanhada por Dona Dartagnan tomada de emoção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário