quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Barragem do Rosário com quase 0%,e projeções para as chuvas em 2016 no semiárido nordestino não são animadoras.


 A barragem do Rosário está com quase 0% da capacidade,e já opera em volume morto faz tempo. Além de Iguaraci e alguns distritos, os municípios de Tuparetama, Ingazeira, Tabira e São José do Egito que eram abastecidos por ela passam por um racionamento d’água rigoroso e muitas vezes depende de carros pipa.
As projeções para as chuvas de 2016 no semiárido nordestino não são animadoras. A provável consolidação do fenômeno El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial que dificulta a formação de nuvens, deve resultar em mais um ano de precipitações “abaixo do normal”.
A projeção é da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), instituição que norteia as discussões sobre clima no Nordeste. Segundo o presidente da Funceme, Eduardo Martins, “as projeções indicam uma probabilidade de cerca de 85% de que a condição e El Niño permaneça até o fim deste ano e início do próximo ano.”
A situação da falta d’água no alto Sertão do Pajeú é gravíssima, a esperança dos moradores das cidades afetadas com o colapso do Rosário seria a conclusão de mais um ramal da Adutora do Pajeú,que segundo os técnicos responsáveis pela obra,São José do Egito e Tuparetama terá água do São Francisco até o final de novembro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário