terça-feira, 22 de setembro de 2015

Água de "Graça" Família perfura poço em Tuparetama e doa água para população


O sertão nordestino atravessa mais uma forte estiagem.  Com a crise hídrica que  atinge nossa região e, especialmente, o nosso município de Tuparetama, uma ação de solidariedade de uma família do Bairro são João aqui em nossa cidade , nos chama atenção.

O senhor Antônio Alves Bezerra conhecido com Antônio de Cabugé, residente no bairro novo em Tuparetama, perfurou um poço artesiano bem na sua calçada, e vem distribuindo água potável para população.
O Mais Tuparetama conversou com o Sr. Antônio, e ele nos falou dessa ação.






“Um técnico passou aqui na minha casa e marcou este poço, e disse que iria dar muita água. Eu naquele momento não tinha todo recurso para perfuração do poço (Cerca de R$ 3.500,00 a perfuração), então comentei com minha esposa que se eu conseguisse perfurar esse poço e ele desse água iria abrir ele para população humilde que não tem acesso a água potável. Passou-se alguns dias,eu então já com o recurso em mãos,contratei a máquina perfuratriz e comecei a perfuração, e quando a broca atingiu 25 metros, para nossa alegria, a água jorrou pra cima.” disse Sr. Antônio.

A vazão do poço segundo ele é de 3.000 litros hora. Depois do poço perfurado, Antônio instalou uma bomba e comprou caixa d’água que a deixou suspensa com a bomba ligada automaticamente, ou seja, a caixa nunca seca, para que a população tenha acesso livre à água,o registro da caixa não cotem nenhum cadeado,sendo assim a qualquer hora as pessoas podem ir lá busca o liquido tão valioso. O custo final depois de tudo instalado foi de R$ 5.500,00



“Eu sempre tive condições de buscar água em outros locais na época de estiagem, sempre colocava caixas em cima do carro e buscava nos açudes ou poços distante da cidade.Em nossa cidade é comum ver pessoas vendendo mil litros de água por vinte reais, quem tem condições compra, mas para aqueles mais carentes, vinte reais é muitas vezes o único recurso que tem para comprar um leite, ou outro alimento e não tem como comprar água. Faço isso de coração aberto, pois não tenho pretensões  políticas ou de me auto promover, pois tudo que a gente faz de coração a recompensa maior é divina”, continuou.

O senhor Antônio Cabugé é proprietário da ABS construtora, e sendo um  homem muito católico, participa do terço dos homens, e disse que muitas vezes mandou seus funcionários fazer mutirões para cobrir e ajudar na construção de capelas na zona rural do município.

Sua esposa a Sra. Zuleide Alves é devota de nossa Senhora Aparecida  e disse:

“Eu ainda penso que isso tudo é um sonho. Sou muito agradecida a Deus por ter nos dado essa oportunidade de ajudar aos que mais necessitam. Para mim é uma felicidade muito grande ver todos os dias essas pessoas virem buscar água aqui em nossa calçada.”




Conversando com alguns populares que nesta manhã buscavam água no poço, todos ali estavam muito agradecidos com a ação daquela família.

Muitos vinham com galão, outros com lata, baldes, carroça de
 jumento, de moto, e voltavam para suas casas felizes e agradecidos por terem conseguido um pouco de água.

"A água brotou da terra
O homem cavou com fé
Deus abençoe a vida
De Antonio Cabugé "

Fernando Marques







Um comentário: