quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CULTURA: Josildo Sá é a grande atração do BALAIO CULTURAL dia 05 de setembro.


A edição de setembro do BALAIO CULTURAL,traz mais um grande nome da música Pernambucana. O cantor e compositor Josildo Sá vem trazendo na bagagem o seu samba de latada e o autentico forró pé de serra.

Em 2013 Josildo Sá  foi o interprete da canção“Encontro de Titãs”, de autoria de Nuca e Eriberto Sarmento, e acabou  vencendo o concurso de frevo do Galo da Madrugada,




Samba de Latada

Forró é ritmo que balança, para se dançar colado. E que abriga uma grande variedade de gêneros musicais, como o samba. Aliás, no Nordeste brasileiro, em tempos passados, forró e samba tinham o mesmo significado: eram o nome da festa onde se tocava do baião ao chorinho. Mais tarde, o samba do Rio de Janeiro ganhou o status de gênero da nacionalidade.

Enquanto isso, o ‘samba nordestino’ foi adaptado para a sanfona, triângulo e zabumba. E, no Sertão de Pernambuco, também ganhava o acompanhamento de violões, banjos e instrumentos de sopro. A sonoridade, adicionada ao ambiente, era chamada de ‘samba de latada’ ou ‘samba de matuto’. A latada, no caso, era a extensão da casa, normalmente de taipa, coberta por folhas de flandres, onde ocorriam os sambas (ou forrós!). Entre os maiores intérpretes do samba de latada estava o sanfoneiro Abdias, seguido pelo paraense Osvaldo Oliveira, entre as décadas de 1940 a 1960.



Josildo Sá

Artista nascido em Floresta e criado em Tacaratu, ambas no alto Sertão pernambucano. Josildo Sá é surpreendente. Não só por ter resgatado ainda na década de 1990 o samba de latada. É referência na atual cena do forró e vai além quando dialoga com diversas nuances musicais. Josildo é original, cru e ao mesmo tempo moderno. Está no topo da contemporaneidade da música de Pernambuco. O Sertão, lugar de grande estima em sua vida, é essência para sua musicalidade. Cantor e compositor com presença de palco instigante, Josildo sempre esteve com ouvido atento à música do mundo. Disponibilidade que agrega parcerias inusitadas e certeiras à sua carreira, como a que ocorreu com o maestro e clarinetista Paulo Moura. 

Com o disco Samba de Latada (2008), de Josildo Sá e Paulo Moura, o pernambucano fez shows em importantes festivais, como o Tim e foi indicado como ‘Melhor cantor regional’ na 6ª edição do Prêmio da Música Brasileira, em 2008. Em 2011, Josildo Sá assina ao lado de Paulo Moura (de forma saudosa e de homenagem ao grande parceiro) o DVD Samba de Latada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário