segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Açude do Cajueiro. A seca e suas conseqüências


Construído no ano de 1994 no leito do riacho do Joaquim(afluente do rio Pajeú, o Açude do Cajueiro na zona rural de Tuparetama, com o longo período de estiagem secou há algum tempo.

O açude foi uma conquista da associação de moradores da Vila do cajueiro, Expedito Marques era o presidente na época, Joaquim Francisco era o governador e Pedro Torres o prefeito do município.
 Expedito Marques conversando com  o Mais Tuparetama, disse que o açude foi um projeto feito junto ao PRO RURAL.No ano seguinte de sua construção em 1995, o açude sangrou pela primeira vez. 

Realmente uma obra muito importante para aquela região, que inclusive a vila do Cajueiro se desenvolveu as margens dom açude, más infelizmente hoje ele se encontra totalmente seco devido o longo período de estiagem.

A Xícara de João Cabelo (Chácara), também foi um empreendimento que se desenvolveu com o açude, onde João e sua família mantinha um espaço de lazer com banho de bica tobogã e piscinas, além de uma horta comunitária que cultivavam frutas e verduras sem o uso de agrotóxico, más com o colapso da barragem hoje todo o empreendimento se encontra em ruínas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário