segunda-feira, 6 de julho de 2015

Exclusivo: linda imagem aérea de Tuparetama, confira um pouco de sua história


O município de Tuparetama está localizado na Macrorregião do Sertão Pernambucano e na Microrregião do Pajeú, com uma área territorial de 230,6 km2, limitando-se ao Norte com São José do Egito, ao Sul com Iguaracy, Leste com o estado da Paraíba, ao Oeste com Iguaracy e Ingazeira. A sede municipal está a 560 m de altitude em relação ao nível do Mar, tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de -7º 36 07.25 da latitude -37 18 39,6 de longitude. O clima é semiárido quente, com temperaturas variando entre 20º C e 36ºC.

No ano de 1899, foi erguida a 1º casa de propriedade do Sr. Manoel Benedito de Lima. Segundo tradição oral existente entre os moradores mais antigos, já existia, na região, um casebre tipo meia-água pertencente à negra Manoela.

Refere-se ainda a tradição que no dia 18 de agosto do mesmo ano, realizou-se a primeira feira-livre sob uma latada próximo ao casebre. Entre os primeiros a chegar destacam-se os nomes de: Manoel Benedito de Lima, Ernesto de Souza Leite, João Pastora e João Martins. Em 1910 foi construída uma capela que recebeu como padroeiro uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, doada pelo Sr. Antônio Vicente da Silva, passando o povoado a ser conhecido como Bom Jesus, em homenagem ao padroeiro. 

A primeira missa foi celebrada pelo reverendo Pe. José Guerel. Em 15 de janeiro de 1938, o povoado foi elevado à categoria de vila com o nome de Tupã, instalando-se distrito judiciário do município de Afogados da Ingazeira. A lei estadual nº 3.332 de 31-12-1958, elevou à cidade com o nome de TUPARETAMA (do tupi-guarani - Tupã - Deus, retama: região, país, lugar, casa), o município foi instalado em 11-04-1962.


Por  Mais Pajeú 




Nenhum comentário:

Postar um comentário